03/03/2017 às 22h35min - Atualizada em 03/03/2017 às 22h35min

Banco do Nordeste retira logomarca da agência de Santa Filomena

Por José Bonifácio Bezerra

Blog do José Bonifácio
O município de Santa Filomena, localizado no sudoeste do Piauí, 4º maior produtor de soja e 22º maior arrecadador de ICMS do Estado, vai mesmo perder a agência do Banco do Nordeste, que está sendo desativada antes mesmo de ser inaugurada. A agência BNB de Santa Filomena iria atender também Alto Parnaíba (3º maior produtor de soja do Maranhão) e Tasso Fragoso (maior produtor de soja do Maranhão).
 
Portanto, a comunidade filomenense, distante 220 quilômetros da agência de Corrente (PI) e que desde os anos 1970 reivindicava por esse marco histórico, não mais poderá comemorar a conquista da primeira agência bancária, com espaço amplo, guichês para atendimento ao público, sala de gerência e caixas eletrônicos.
 
Alegando "resposta a um cenário cada vez mais desafiador, no qual se exige a melhoria contínua da produtividade e da eficiência das instituições", o desastroso Governo Temer determinou, por meio do Conselho de Administração do BNB (Banco do Nordeste do Brasil S/A), a desativação de 19 agências e a não abertura das agências previstas, como, no caso, a de Santa Filomena, no sudoeste do Piauí.
 
Agência do Banco do Nordeste em Santa Filomena (PI) deveria ter sido inaugurada desde abril de 2016
 
CADÊ NOSSOS REPRESENTANTES?  Como já havíamos previsto em postagem anterior, faltou mobilização da nossa representação política. Cobramos uma Audiência Pública, que seria o primeiro passo em defesa da manutenção da agência bancária pioneira, a qual deveria ter sido convocada pela Câmara de Vereadores de Santa Filomena, mas não aconteceu. O Legislativo deve explicações à sociedade!
 
Também não temos conhecimento de que alguma autoridade municipal tenha se manifestado oficialmente, cobrando um posicionamento do governador Wellington Dias e da bancada federal piauiense (deputados e senadores) sobre essa nefasta idéia do Governo Temer, que ataca os bancos públicos e afasta políticas sociais.
 
Amargamos uma grande derrota, talvez a maior da história. Os que deveriam se mover, em defesa do interesse de Santa Filomena, parece que fizeram pouco caso com o fato; não se manifestaram, não se esforçaram. Todos nós perdemos com a inércia dos nossos políticos detentores de mandatos eletivos. Desse jeito, não se vai a lugar nenhum. Nem para frente, nem para trás, nem para um dos lados. A sensação é a de que nós, de Santa Filomena, estamos completamente sozinhos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »