03/04/2017 às 09h56min - Atualizada em 03/04/2017 às 09h56min

Secretários de Saúde do Extremo Sul realizam reunião da Comissão Intergestora Estadual em Corrente

Viviane Setragni
Portal Corrente

Secretários Municipais de Saúde do Território Chapada Das Mangabeiras reuniram-se na última sexta-feira (31) em Corrente para uma reunião ordinária da Comissão Intergestores Regional  (CIR). Marcaram presença na reunião representantes de diversos municípios do território, a direção do Hospital de Curimatá, a diretora do Hospital Regional de Corrente, Lindaura Perpétua Cavalcanti, o Ministério Público Estadual, com a promotora de justiça Dra. Gilvânia Alves Viana, Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e o Conselho das Secretarias Municipais De Saúde (COSEMS).

No encontro foram discutidos sobre capacitação para a Rede Cegonha, andamento do Programa Mais Médicos e avanços e desafios dos três meses de gestão.

Também foi apresentado durante o encontro a importância da atuação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) nos municípios, atuando preventivamente em diversas categorias profissionais.

Lindaura Perpétua Cavalcanti, diretora do Hospital Regional de Corrente, por sua vez, enfatizou aos secretários de saúde dos diversos municípios que a Farmácia de Medicamentos de Componentes Especializados está em pleno funcionamento e que a demanda poderia ser muito maior.

“Graças a atuação do Ministério Público e à resposta da SESAPI hoje a farmácia de medicamentos de alto custo são uma realidade no nosso hospital. Neste mês nós estamos com 10 pacientes sendo atendidos, um deles com uma medicação com valor de R$ 10 mil reais, então os municípios podem encaminhar os pacientes, seguindo todos os protocolos clínicos. Esse é um esforço da SESAPI para manter o serviço à disposição da comunidade”.

Na ocasião também foram discutidas medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya, com a capacitação de agentes de saúde de todos os municípios que compõe o território.


A diretora do Hospital Regional de Corrente e a Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »