10/04/2017 às 11h10min - Atualizada em 10/04/2017 às 11h10min

Conselho Diretor do IFPI Corrente discute a nova realidade orçamentária de 2017

Cortes no orçamento obrigam o campus a tomar diversas medidas para contenção de gastos

Portal Corrente

O Conselho Diretor do IFPI Campus Corrente realizou na manhã da última quinta-feira (6) a 1ª Reunião Ordinária de 2017. Na pauta foram discutidos diversos assuntos de interesse do campus.

A diretora de ensinto Cleonice Moreira Lino apresentou o Calendário 2017, que terá durante todos os meses sábados letivos alternados, para compensar os meses de greve de 2016. As modificações do regimento interno do restaurante institucional do campus também foram apresentadas, adaptando à nova realidade orçamentária.

Outro assunto apresentado foi o processo de eleição para escolha do nome da Biblioteca, Ginásio Poliesportivo e Auditório do Campus Corrente, que será realizado nos próximos dias.

A elaboração de um regulamento para entrada, permanência e saída dos estudantes será elaborado por uma comissão, necessidade apresentada pela professora Cleonice.

A cessão da infraestrutura do Campus também foi amplamente debatida pelos conselheiros, que,  considerando a nova realidade orçamentária, fizeram diversas modificações na política de cessão dos espaços, restringindo o uso a entes públicos e estabelecendo regras para otimizar o uso das áreas cedidas.

O diretor Laécio Barros Santos iniciou o assunto mais polêmico da reunião, que foi o Orçamento 2017. O abrupto corte de recursos pelo MEC aos institutos federais de todo o país, na ordem de 40%, terão grande impacto no funcionamento de todos os campus, inclusive no de Corrente.

O Chefe do Departamento de Administração e Planejamento do Campus, Flávio Sousa Santos, apresentou em detalhes o orçamento. “Temos uma redução considerável de recursos e teremos que tomar diversas medidas para reduzir as despesas”, pontuou.

Durante a semana, diversas reuniões já foram realizadas para apresentar a nova realidade aos estudantes. “É indispensável tomarmos medidas urgentes, como redução de visitas técnicas, que estão suspensas até segunda ordem, ajustes no uso do ar condicionado das salas para evitar desperdícios e em últimos casos, teremos que tomar medidas mais extremas, como demissão de terceirizados”, informou.

Durante esta semana, os diretores de todos os Institutos Federais do Piauí estarão reunidos em colegiado, deliberando sobre a situação geral dos campi com a nova realidade orçamentária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »