13/08/2013 às 18h00min - Atualizada em 13/08/2013 às 18h00min

Festejo da Divina Pastora em Gilbués atrae milhares de devotos

Já se cogita a hipótese de se transformar o local num Santuário Mariano

Portal Corrente

O tradicional festejo  católico da cidade de Gilbués, cidade localizada há 750 km de Teresina, ao sul do estado do Piauí, acontece todos os anos no período de 6 a 15 de agosto e tem como Padroeira a Nossa Senhora Divina Pastora. De acordo com Nilvete de Araújo Sousa, devota e uma das organizadoras, a cada ano aumenta o número de devotos, fiéis e de filhos que estão distantes e que vêm participar do evento religioso. “É um evento que marca demais por se tratar de Maria; a Mãe e a Mulher que ela representa para a humanidade. Ser a mãe do Redentor, aquela a quem Deus agraciou, requer de nossa parte todo respeito, todo amor e todo carinho”, enfatiza Nilvete.

Devido à grande quantidade de devotos que comparecem às celebrações, os bancos são colocados ao lado de fora da igreja, assim como o altar, para a realização de uma Missa Campal. Na missa realizada neste sábado (10), o padre chegou a solicitar que se tragam mais bancos de outras igrejas para acomodar a todos.

Todos os dias a celebração conta com a participação de diferentes padres da diocese e até mesmo de fora, como o

Padre José Cabrini, que veio de Teresina neste sábado especialmente para participar da pregação.

A devoção à Nossa Senhora Divina Pastora não é muito comum. As origens da devoção são imprecisas, mas as primeiras manifestações surgem no século XVIII na Espanha, e estão propagadas por todo o território colonizado na América Latina. No Brasil, há somente uma cidade no estado de Sergipe, com o nome de Divina Pastora, onde todos os anos mais de 100 mil fiéis participam de uma peregrinação; e a  cidade de Gilbués.

Dadas as proporções que o evento tem adquirido a cada ano, com o número cada vez maior de pessoas que se congregam, ele vem se destacando como um dos maiores festejos religiosos do sul do Piauí. “Já se cogita a hipótese de se transformar o local num Santuário Mariano”, afirma Nilvete.

Paralelamente ao festejo religioso acontecem todos os dias diversos eventos culturais e artísticos na cidade; tanto em clubes fechados, com a realização de shows de bandas de destaque nacional, assim como apresentação de artistas locais e regionais, na praça, além das tradicionais barracas montadas numa das ruas principais da cidade,  atraindo grande  quantidade de visitantes à Gilbués durante todo o período.

A procissão, ponto culminante do festejo religioso, acontecerá no dia 15, a partir das 17h, onde milhares de pessoas são esperadas.

 

 

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »