19/04/2017 às 18h25min - Atualizada em 19/04/2017 às 18h25min

SESAPI treinará equipes de Corrente e região para monitoramento da febre amarela

Portal Corrente

O monitoramento de ambientes de risco para a febre amarela será tema da Oficina para Orientações sobre o Risco de Epidemia de Febre Amarela que será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, no período de 25 de abril a 04 de maio em 58 municípios do Piauí.

A oficina tem como objetivo orientar os profissionais acerca do manejo clínico, da vigilância epidemiológica, ambiental e laboratorial e a vacinação em relação à doença. “Vamos enfatizar todo o monitoramento que os profissionais de saúde devem ter relativo a qualquer agravo relacionado à febre amarela, principalmente aparecimento de macacos que são unidades sentinela de febre amarela”, esclarece Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde.

O monitoramento realizado nos municípios de risco, aqueles que são limítrofes com os estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Bahia que já registraram casos de febre amarela. “Na oficina será trabalhada a história clínica da doença para os profissionais de saúde para eles se apropriarem do que hoje em termo de clínica ocorre”, informa a coordenadora de epidemiologia, Amélia Costa.

Em outro momento será trabalhado o monitoramento do ambiente que consiste em ficar alerta para a mortandade de macaco, “precisamos estabelecer esse monitoramento, ou seja, essa vigilância a nível municipal nas áreas rurais e urbanas. Estamos nos apropriando e levando para os municípios essa preocupação nossa para que seja preocupação deles em fazer esse monitoramento”, disse a coordenadora.

Participarão da oficina agentes municipais de saúde, agentes de endemias e profissionais de saúde. No município de Corrente, o evento será realizado no dia 3 de maio e atenderá aos municípios de toda a região extremo sul. Para o evento será levado o laboratório para auxiliar nas orientações quanto à coleta dos materiais para exames e vacinas para imunização da população dos municípios.

Segundo Amélia Costa, o Piauí não registrou casos de febre amarela, “o nosso Estado não é área de febre amarela, dentre outros fatores, nosso clima não favorece a entomologia do ambiente para a doença. Mas, sabemos que o macaco é um reservatório do vírus e nós já temos o mosquito circulando, consequentemente eles podem se infectar e daí  infectar as pessoas, por isso a importância da Oficina”.

Programação

Horário: 8h às 13h

Local: auditório da Câmara de Vereadores

8h – Abertura

8h30 – Contextualização e manejo clínico de paciente com Febre amarela.

9h30 – Vigilância Epidemiológica de casos: notificação, investigação e fluxo de informação.

10h20 – A vacinação como meio de prevenção à doença: abastecimento, indicação e precauções.

10h50 – Vigilância em Saúde Ambiental: vigilância de ambientes de risco, vigilância de sinais e sintomas de animais com evidências de sinais e sintomas e epizootias.

11h20 – vigilância laboratorial: procedimentos relacionados à coleta, acondicionamento, temporalidade e envio de amostras humanas e de animais silvestres para o LACEN.

12h – Encaminhamento e encerramento da reunião.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »