05/05/2017 às 23h20min - Atualizada em 05/05/2017 às 23h20min

João Henrique, vice-presidente regional do PMDB, é recebido sob protestos contra o Governo Federal em Corrente

Manifestação organizada por estudantes e professores do IFPI denunciou o difícil momento pelos qual passa a instituição

Viviane Setragni
Portal Corrente
Manifestação na recepção ao presidente nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa

O ex-ministro e presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), João Henrique de Almeida Sousa, foi surpreendido em Corrente nesta sexta-feira (5) com uma manifestação organizada por estudantes e professores do Instituto Federal do Piauí, local escolhido pelo vice-presiden regional do PMDB para realizar o evento Caravana Piauí em Movimento. Dos vários eventos já realizados pelo estado do Piauí, essa foi a primeira vez que o político se deparou com uma manifestação.

Com cartazes e faixas de protesto ao governo Temer e contra os cortes nos recursos da educação, que já começam a ter efeito no funcionamento adequado do campus, os estudantes gritaram palavras de ordem, causando surpresa e admiração em João Henrique e alvoroço na organização do evento, que com forte esquema de segurança, proibiu a entrada dos manifestantes no auditório onde a palestra seria proferida.

 

Imagem: Karine dos Santos Dias                                                                                                


 

De acordo com o diretor do campus, Laécio Barros Dias, João Henrique ouviu as reivindicações em uma reunião com representantes dos estudantes e professores, assumindo o compromisso de intervir junto ao Governo Federal pelo campus de Corrente. "Ele se comprometeu a me receber em Brasília, na condição de diretor do IFPI Campus Corrente, em audiência com o ministro do planejamento para viabilizar recursos para o IFPI desenvolver as atividades que estão paradas e para novos investimentos", conta o professor.

 

Imagem: Jonathas Jivago                                                                                    

Com o atraso no repasse dos recursos, o campus suspendeu, há cerca de 10 dias, o serviço de transporte coletivo que busca alunos em todos os bairros do município, causando grande transtorno aos estudantes, já que a cidade não possui transporte público. Além disso, visitas técnicas e aulas de campo estão suspensas, assim como a qualificação dos docentes, comprometida pela suspensão de contratação de professores substitutos, além da previsão de demissão de cerca de 260 profissionais terceirizados no estado. Até mesmo a energia elétrica do campus está sendo racionada, tanto na temperatura dos ar-condicionados quanto com ajustes nos horários de aulas, evitando o consumo em horário de pico.

 

A professora Bruna Iwata, coordenadora do curso de Gestão Ambiental, declarou que a ideia de realizar a manifestação surgiu de forma espontânea. "Com a presença de um dos representantes mais fortes do Governo Federal no estado do Piauí, nós não poderíamos deixar passar essa oportunidade de mandar o nosso recado, de falar sobre o sucateamento que está acontecendo com a educação pública, de como a rede de Institutos Federais está fragilizada e de como nós estamos perdendo a nossa capacidade de trabalho com excelência, como é a proposta da instituição. Nossos estudantes foram a nossa voz e manifestaram a nossa indignação!"

Após reunir-se com os manifestantes, João Henrique deu início a sua palestra, proferida para aproximadamente 120 pessoas, entre gestores de diversos municípios e correligionários. O político tem feito severas críticas ao governador Wellington Dias, posicionamento diferente de outra ala do partido, liderada pelo atual presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho. Themístocles já declarou seu apoio ao PT e tem como aliado o líder do PMDB na Assembléia, o deputado João Madison, que apesar de ser filho de Corrente não marcou presença no evento político dessa sexta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »