09/05/2017 às 12h53min - Atualizada em 09/05/2017 às 12h53min

Fraude em concurso: polícia cumpre 21 mandados e dois continuam foragidos

Cidade Verde

 

21 dos 23 mandados de prisão da operação Infiltrados, deflagrada pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) nesta terça(09), que investiga fraude no concurso para agente da Polícia Civil foram cumpridos nesta manhã. Dos 13 policiais civis suspeitos, 12 foram presos. Antonio Lopes da Silva Júnior é considerado foragido.  Além dos agentes, também foi preso um advogado e dois agentes penitenciários, além de suspeitos de comandar a organização criminosa. 

 Em entrevista coletiva na Delegacia Geral do Piauí, o delegado Kledyson Ferreira informou Todos os policiais civis investigados na operação Infiltrados foram aprovados no concurso para agente da corporação por meio de fraude. Eles teriam pago pelo gabarito e também contribuíram para a difusão da venda. Na época, o valor era dez vezes o salário de agente era de R$ 2.500, pagando R$ 25 mil.

A investigação analisou os três concursos da Polícia Civil, realizados no mesmo período, para agente de polícia, escrivão e delegado. Segundo o delegado Kledyson Ferreira, foi constatada a fraude apenas no de agente. Os policiais tiveram que entregar distintivo, arma, carteira funcional e munições. Eles devem passar por um processo administrativo disciplinar feito pela Corregedoria, onde será analisado se serão ou não expulsos da corporação. 

O professor Christian Alcântara Santiago, que era considerado foragido nas operações Véritas e Vilages, foi preso desta vez, juntamente com suas irmãs Christiane Maria Alcântara Santiago, que é agente penitenciária e Maria de Jesus Alcântara Santiago que é policial civil.

A operação desencadeada, nesta terça(09), é relativa ao concurso público para agente da PC realizado em 2012, pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Uespi e é um desdobramento das outras duas realizadas ano passado: Véritas e Vigiles.  A Corregedoria da Polícia Civil acompanhou toda a ação. 

Os mandados de prisões preventivas, temporárias, conduções coercitivas e buscas e apreensões foram cumpridos nas cidades piauienses de Teresina, Campo Maior, Pedro II, São Raimundo Nonato, Fortaleza-CE e Araripina-PE.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »