29/05/2017 às 11h28min - Atualizada em 29/05/2017 às 11h28min

Festejos de São Gonçalo encerram com grande noite cultural

Premiações e apresentações culturais animaram a última noite do evento

Viviane Setragni
Ascom

A última noite dos Festejos de São Gonçalo, realizados no município de São Gonçalo do Gurgueia, foi mais que especial, animando toda a comunidade presente no evento ocorrido em praça pública.

Após a realização da tradicional procissão e missa de encerramento do festejo, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, deu início à noite cultural, com a presença do prefeito Paulo Lustosa, do Secretário de Estado da Cultura Fábio Novo, vereadores e secretários municipais.

Primeiramente foi feita a apresentação, com grande orgulho, do hino de São Gonçalo do Gurgueia, gravado pela primeira vez. A autoria da letra é de Jelu Maria Lira Ribeiro, melodia de Francisco de Assis Ribeiro e gravado com a voz de Ludimila Cirqueira Nobre, filha da terra. Para essa apresentação foi produzido um vídeo com imagens aéreas e terrestres das paisagens do município, famosas internacionalmente pelas riquezas de sua fauna e flora, colocando em evidência o potencial turístico.

Em seguida foi feita a entrega de prêmios aos vencedores do 1ª Torneio de Futebol de Campo do Gurgueia de 2017, ocorrido no sábado (29) com a participação de 14 times inscritos. Foram premiados os times Revelação, vencedor do 1º lugar, que recebeu medalhas e troféu; Macacos, vencedor do 2º lugar e Batalha, em 3º lugar, ambos premiados com troféus. Todos os times também receberam premiação em dinheiro. Ainda receberam troféus o Melhor Artilheiro, Taylon Lobato e o Melhor Artilheiro, Erisvaldo Lobato.

A noite também ficou marcada pela apresentação do cantor local Rodrigo, que apresentou uma música de composição própria, e pelas apresentações dos grupos de dança vencedores do 1º Festival de Dança de São Gonçalo, com a participação dos estudantes da Unidade Escolar São Gonçalo e da Unidade Escolar Herminio Barreira.

O prefeito Paulo Lustosa, em seu discurso, manifestou a sua alegria com a realização da noite cultural e mais uma vez enfatizou a importância da união dos líderes políticos para o bem do município. "O bem maior que nós temos é o nosso município de São Gonçalo e aqui não cabem mais as brigas políticas, nós temos que olhar para frente. São Gonçalo é uma cidade que precisa vencer, que precisa avançar, com o desenvolvimento da economia, da educação, da cultura, dos esportes e na preservação do nosso Rio Gurgueia. Só se faz isso com a nossa força e deixo o meu apelo, vamos nos juntar e ousar fazer o difrente".

Fábio Novo, Secretário de Estado da Cultura, enfatizou o seu apoio ao município. "São Gonçalo do Gurgueia merece uma atenção especial, pois temos aqui as nascentes do Rio Gurgueia, que forma o Vale do Gurgueia e que traz vida para tantos municípios do Piauí. Esse rio tem sofrido diversas agressões e já apresenta problemas em diversos pontos, então neste sentido podem contar com o meu total apoio. Além disso, nós estivemos reunidos com o Secretário de Estado da Saúde e ele nos informou que a ambulância do município já foi adquirida e está sendo equipada, com previsão de entrega para 15 a 20 dias".

"Temos a previsão ainda da reforma da antiga maternidade da cidade para abrigar a Casa da Cultura, uma solicitação do nosso prefeito Paulo Lustosa e que já esta em processo de licitação. No mais, colocamos o Governo do Estado a serviço do município de São Gonçalo e parabenizamos a cidade por este lindo festejo".

O presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Ricardo Ribeiro Barros, felicitou a comunidade pela realização do festejo. "Graças a Deus nenhuma ocorrência grave aconteceu e agradecemos ao apoio do prefeito Paulo Lustosa e aos colegas vereadores para a realização dos festejos".

O vereador Ronivaldo destacou o apoio da prefeitura para a realização do evento. "Nós temos aqui o apoio do nosso prefeito, com a realização desse evento cultural, uma coisa nova na nossa cidade, promovendo a economia para os nossos barraqueiros. Também gostaria de destacar que foi inaugurado o campo municipal, que ainda vai ser estruturado, o que é uma alegria para os nossos jovens. Prefeito, conte com o apoio dos vereadores para todas as melhorias para o nosso município!".

O padre Thailson Guerra parabenizou a gestão pela realização do evento cultural. "Há 6 anos que eu moro aqui em São Gonçalo e afirmo que nunca um evento cultural como esse foi realizado. Gostaria de parabenizar o prefeito e todos que apoiaram e fazem parte dessa festa, e peço a Deus que olhe por todos nós nessa noite!"

A noite segui com a apresentação das bandas Perfil 10 e Danny Mellody.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »