30/05/2017 às 17h54min - Atualizada em 30/05/2017 às 17h54min

Vereadores de Corrente reprovam requerimento para convocação da secretária de Saúde

Portal Corrente

A maioria dos veradores de Corrente votou contra o requerimento apresentado pelo vereador Flávio Rivelino, que convocaria a secretária municipal de Saúde, Sinara Cibele Machado dos Santos, para comparecer à câmara e prestar esclarecimentos sobre diversos aspectos da pasta.

Em justificativa, o vereador afirma que não pretende fazer uma oposição irresponsável e que a presença da secretária seria uma oportunidade para que diversas explicações fossem dadas à população. “Nós andamos na rua, em contato com o povo e sabemos que os problemas existem - somos cobrados por isso”, colocou.

O vereador Raimundo Augusto da Silva Vieria, Gutão, declarou em seu discurso na tribuna que a orientação aos vereadores da base do governo era de que os mesmos deveriam votar contra o requerimento. “Há outras intenções de políticos por trás desse pedido e acredito que alguns vereadores aqui estejam sendo induzidos”, declarou.

O requerimento teve 4 votos a favor, dos vereadores Flávio Rivelino (Riva), Salmenron Carvalho, Joabe Santana e Valéria Lemos. Votaram contra a convocação da secretária de Saúde os vereadores Márcio, Gilmário Lustosa, Cristovan Neto e Naira, com o voto de desempate do vereador Gutão, presidente da casa.

Em seu voto, o vereador Salmeron Carvalho colocou: não se trata de pessoalidade contra a secretária, mas de informações que dizem respeito a todos”. Já o vereador Gilmário disse que não tinha mais dúvidas, pois tinha sido atendido pela secretária. Cristovam Neto congratulou o vereador Gutão pela orientação à bancada.

A vereadora Naira declarou que se passaram apenas 5 meses e que não vê justificativa para a convocação. “Sabemos dos empecilhos no processo de licitação e é isso que tem causado o atraso no fornecimento de medicamentos e exames”, colocou.

A vereadora Valéria Lemos, nos avisos finais da sessão, fez um discurso inflamado, questionando o pretecionismo à atual gestão municipal por parte dos vereadores. “Vejo com muita preocupação essa postura protecionista à gestão, pois gestor público tem que dar explicações sim! Na gestão do ex-prefeito Jesualdo Cavalcanti essa casa sempre aprovou os requerimentos de convocação dos secretários pois se trata de uma oportunidade dar explicações!”.

Quanto à declaração de que os vereadores que votaram a favor do requerimento estariam sendo induzidos, Valéria colocou: “Ouvir que nós fomos induzidos, eu sinceramente preciso de respeito. O que me induz a chamar a secretária aqui é saber que uma pessoa do Aeroporto que veio me procurar, com sérios problemas de saude e com requisição para uma bateria de exames e eu fui à prefeitura, onde fiquei sabendo que nenhum desses exames será feito! O que me induz é que quando eu vou numa comunidade e sei que não tem mais atendimento odontológico! Quando eu fico sabendo que medicamento controlado a prefeitura não fornece! O que me induz é saber que as coisas aconteciam e agora não acontecem mais! Se as licitações para exames dão desertas por causa dos valores da tabela do SUS, que se entre na justiça, que se resolva, pois o povo não pode ser penalizado! Essa oportunidade ímpar que ela teria para se justificar aqui não tem mais, por que os vereadores não lhe deram essa oportunidade”.

O vereador Flávio Rivelino lamentou a reprovação do requerimento. “Consideramos a presença da secretária aqui necessária para dar esses esclarecimentos ao povo”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »