Os Festejos da Divina Pastora, realizados na cidade de Gilbués, encerraram nesta quinta-feira, 15 de agosto, com a realização da procissão e posteriormente a missa de encerramento. Para os festejos, diversos filhos de Gilbués que moram em cidades distantes espalhadas por todo o país puderam ser vistos na cidade, participando dos momentos de devoção, assim como dos momentos de confraternização. Mas é no dia da procissão que se pode constatar a real dimensão da fé, já que a quantidade de pessoas presentes neste último dia superou todas as expectativas, confirmando o festejo como sendo um dos maiores, senão o maior, do sul do Piauí.
O padre Raimundo Nonato, que há 13 anos está em Gilbués, avalia que os festejos deste ano de 2013 ocorreram da melhor forma possível. "O entusiasmo, a dedicação e o comprometimento de todos os filhos, romeiros e devotos ficaram evidentes durante todos estes dias", declarou o padre, que também avaliou de forma positiva os momentos de socialização, onde a alegria do reencontro entre as famílias estiveram sempre presente.
A procissão percorreu várias ruas do município e contou com grande participação popular, onde diversas pessoas fazem o percurso descalço, como forma de devoção. Logo em seguida foi realizada a missa, com a participação de diversos padres, assim como do Bispo Dom Ramon. Diversas autoridades políticas do município e do estado também estiveram presentes.