16/06/2017 às 14h19min - Atualizada em 16/06/2017 às 14h19min

Comissão SOS Paraim entrega projeto de Revitalização das nascentes ao secretário Ziza Carvalho

Viviane Setragni
Portal Corrente

A Presidente da Comissão SOS Paraim, a bióloga Francieli Vieira, esteve reunida com o Secretário de Estado do Meio Ambiente nesta terça-feira (13) na sede da SEMAR em Teresina.

 O objetivo do encontro foi entregar pessoalmente ao secretário o Projeto de Revitalização das Nascentes do Rio Paraim, que consiste num planejamento de ações para os próximos dois anos. O projeto foi elaborado pela Comissão SOS Paraim, organizada a partir da Audiência Pública do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Gurgueia, na qual, por iniciativa própria, diversos cidadãos assumiram a responsabilidade ambiental quanto à preservação da Água.

“Contamos, no grupo, com mão-de-obra especializada em várias áreas do conhecimento acadêmico, proporcionando um trabalho de nível elevado e voluntário. Acreditamos que a união entre várias instituições como UESPI, IFPI, ICMBio, Ministério Público Estadual, Superintendência de meio ambiente e recursos renováveis do município, Câmara municipal e membros da sociedade civil organizada possamos realinhar a forma que as nascentes vem sendo tratadas”, enfatiza a Bióloga.

O projeto foi apresentado durante a reunião do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia, realizado no dia 9 de junho, em Curimatá, sendo Corrente o único município que apresentou o projeto solicitado pela SEMAR na audiência pública realizada no dia 22 de março em Corrente.

No encontro com o Secretário, Francieli  apresentou o projeto e entregou em mãos uma cópia. “Solicitamos um engenheiro para auxiliar a equipe no projeto das micro bacias de interceptação do solo que vem da serra, por conta da erosão existente,  e o secretário se responsabilizou em averiguar essa possibilidade.  Ele propôs uma expedição na serra e nascentes no período da exposição e permitiu expor nosso projeto no stand da Semar durante a exposição”, realata a bióloga.

O projeto teve a coordenação de Francieli Vieira e a participação de: Câmara de Vereadores – Joabe Santana; Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Gurgueia – Ederson Hermes de Brito e Suele Nogueira; Digital Jan – Janleque Miranda; ICMBio – Janeil Lustosa e Cristiana Aguiar; IFPI - Bruna de Freitas Iwata e Teodório Rogério Júnior; Ministério Público – Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana (MP); Portal Corrente – Viviane Cechet Setragni; Prefeitura de Corrente - Dionízio Júnior, Anna Cristina, Raimundo Brito, Valdirene; Sociedade Civil – Henrique Setragni, Jesy Lemos Cavalcante Júnio, Nathália Aguiar e Rodrigo da Rocha Pinto; UESPI (Curso de Agronomia) - Manoel Ribeiro Holanda Neto, Dáfane Kauani da Silva Moreira e Leidiane Louzeiro da Cunha); UESPI (Curso de Biologia) - Francieli Vieira, Mila Laiane, Paulo, Tiago, Sandryane, Stephany. Agradecimento especial à família Coelho (Aurélio e irmãos) que participaram da viagem e guiaram a expedição.

 


Parte da equipe. Foto: Janleque Miranda (Digital Jam)

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »