21/06/2017 às 13h55min - Atualizada em 21/06/2017 às 13h55min

Margarete recebe cônsul honorário da Alemanha e trata de intecâmbio bilateral

Hans-Jürgen Fiege terá reunião nesta quarta-feira (21) na Universidade Estadual do Piauí

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, recebeu Hans-Jürgen Fiege, cônsul honorário da Alemanha para os estados do Ceará/ Piauí /Maranhão, nesta terça-feira (20), no Palácio de Karnak. Fomentar a parceria entre Alemanha e o Governo do Estado nas áreas da saúde e pesquisa estiveram na pauta desse encontro.

O programa de cooperação técnica e de pesquisa científica que está sendo desenvolvido pela UESPI intitulado “Desenvolvimento, avaliação e utilização médica preventiva de banco de dados sobre acidentes de trânsito do Estado do Piauí, Nordeste do Brasil” em parceria com a Universidade Alemã, a Associação ProBrasil e a UFPI.  O encontro entre as Instituições de ensino tem como propósito apresentar e discutir as parcerias e colaborações das universidades e o sistema de saúde.

“Tratamos neste primeiro contato de uma reunião que acontecerá nesta quarta-feira (21), na Universidade Estadual do Piauí onde participarão representantes da Universidade de Greifswald e de nossa Uespi em busca de um intercâmbio bilateral. Trocaremos ideias a fim de  fomentar o debate e estudos a partir da pesquisa”, revelou a vice-governadora.

Diante das estreitas relações estabelecidas entre o Piauí e a Alemanha, o cônsul honorário da Alemanha no Ceará destacou que à frente desta função, é a primeira vez que vem ao estado conhecer as ações.“Temos uma relação bastante intensa entre o Piauí e a Alemanha e a mais recentemente  envolvendo o Parque Nacional Serra da Capivara ; parcerias na área da saúde e outras ações que vem sendo adotadas. No momento, vim conhecer as práticas para formalizarmos os planos prioritários para trabalharmos junto com o consulado alemão, inclusive o ensino da língua alemã.”, frisou o cônsul.

Neste contexto, acontece como resultado de parceria com a Embaixada do Brasil em Berlim e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG), a exposição do Patrimônio Mundial Serra da Capivara na Alemanha.

Na oportunidade o cônsul, enfatizou a importância da aproximação entre o estado e a Embaixada Alemã. “Vamos levar ao consulado as nossas impressões e dentro de três meses retomaremos a visita coma embaixada para fortalecer e apoiar as ações a serem executadas”.

União Europeia

O Estado do Piauí receberá entre os dias 23 e 27 deste mês, a missão integrada pelos Sub-Chefes da Delegação da União Europeia (UE) e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil. O objetivo da visita do grupo de diplomatas europeus é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades desses estados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »