22/06/2017 às 17h16min - Atualizada em 22/06/2017 às 17h16min

Delegação da União Europeia realizará missão no Piauí

Vice-governadora Margarete Coelho apresentará riquezas e potencialidades do Parque Serra da Capivara para diplomatas

Parque Nacional Serra da Capivara (André Pessoa)

O Estado do Piauí receberá entre os dias 23 e 27 deste mês, a missão integrada pelos Sub-Chefes da Delegação da União Europeia e de um grupo de Embaixadas dos Estados-Membros da UE no Brasil. O objetivo da visita do grupo de diplomatas europeus é contribuir para o estabelecimento de vínculos de conhecimento e cooperação entre os diplomatas europeus e as autoridades desses estados.

A vice-governadora Margarete Coelho apresentará, no sábado (24), aos diplomatas da Alemanha, Bélgica, Eslovênia, França, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e República Tcheca os sítios arqueológicos situados no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Na região, a missão tem como roteiro visitas aos sítios e um encontro com a professora, pesquisadora e diretora - presidente da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, Niède Guidon  e o arqueólogo francês Eric Boëda, que participa das escavaçõesa cada ano, que será conduzida pela vice-governadora. Segundo ela, a viagem permitirá aos diplomatas conhecerem pontos de turismo do Parque como: o desfiladeiro da Capivara, o boqueirão da Pedra Furada, o Sítio do Mocó, em especial parte da Trilha Hombu, e o Museu do Homem Americano. “Eles irão conhecer a realidade política, econômica, social e cultural do nosso estado, bem como tratar sobre os potenciais investimentos na região”, disse.

Além disso, a comitiva visitará projetos de cooperação como o da Comunidade Lagoas das Cascas, que conta com financiamento da União Europeia. O projeto contempla ações de armazenamento/gestão de água na comunidade Lagoas das Cascas, no município de São Raimundo Nonato. A comunidade local tem experiência de primeira água (para o abastecimento de membros das famílias e de seus animais) e de segunda água (para uma pequena horticultura irrigada).

Participarão da visita a Vice-Embaixadora da União Europeia, Claudia Gintersdorfer, acompanhada do Chefe do Setor de Cooperação, o Embaixador da Irlanda, a Embaixatriz da República Tcheca e os Vice-Embaixadoresda Alemanha, da Bélgica, da França, de Portugal e do Reino Unido.

O objetivo da visita é promover intercâmbio de informações sobre possíveis áreas de interesse comum entre a União Europeia e o Piauí,estado que já conta com importantes investimentos europeus no setor de energias renováveis. Além deste setor, a União Europeia considera que o Piauí tem um potencial importante na preservação da biodiversidade, do desenvolvimento socioeconômico e do turismo sustentáveis.

A parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil,que completa em 2017 o seu décimo aniversário está baseada num compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentávele na luta contra as mudanças climáticas. O Brasil e a UE são parceiros importantes a nível internacional na implementação da Agenda 2030 sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e do histórico Acordo de Paris sobre o clima.

No programa da visita, constam reuniões com o governador do Estado, Wellington Dias; e a vice-Governadora Margarete Coelho, o prefeito de Teresina Firmino Filho; assim como a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro. Também está marcado um encontro com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No dia 26 de junho, os diplomatas europeusfarão uma palestra na Universidade Federal do Piauí para estudantes de ciências políticas.

Fonte: Ascom União Europeia
Autoria: Letícia Rodrigues

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »