16/07/2017 às 21h12min - Atualizada em 16/07/2017 às 21h12min

Governadora em exercício lança biblioteca digital e Ópera da Serra da Capivara nesta segunda

Piauí é o primeiro estado a lançar biblioteca digital para estudantes e servidores

Nesta segunda-feira (17), a governadora em exercício Margarete Coelho participa, a partir das 8h30, da solenidade de lançamento da Biblioteca Virtual Especializada, no auditório do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O evento é promovido pela Uespi, em conjunto com o Governo do Estado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Editora Fórum.

A biblioteca disponibilizará livros e periódicos especializados na área jurídica para os estudantes dos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis da universidade e também para servidores do estado do Piauí. Conhecida nacionalmente, a editora Fórum atua no mercado há 25 anos com acervo físico e online especializado em conhecimento jurídico.

Margarete destaca que a biblioteca conta com mais de 3 mil volumes nas mais diversas áreas do direito. O acervo virtual vai possibilitar uma grande expansão do conhecimento, por meio de celulares e computadores, de forma gratuita. “O Piauí é o primeiro estado a adquirir esse produto e a disponibilizar para seus estudantes e servidores. Atualmente a PGE já utiliza os serviços da editora Fórum e a partir de agora será ampliado para a Uespi e secretarias do Estado”.

A solenidade contará com a presença do reitor da Uespi, Nouga Cardoso, juntamente com o presidente da Editora Fórum, Luis Cláudio Rodrigues Ferreira; o procurador geral do estado, Plínio Clêrton; dos gestores estaduais e da comunidade acadêmica.

Em seguida, ainda pela manhã, a governadora em exercício, o secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo; o secretário de Estado do Turismo, Flávio Nogueira, lançarão no Salão Azul do Palácio de Karnak, às 10h, Ópera da Serra da Capivara, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 deste mês, na Pedra Furada, em Coronel José Dias. O evento é uma realização em parceria com a Prefeitura de São Raimundo Nonato. A prefeita Carmelita Castro e a idealizadora do evento, Sádia Castro, estarão presente na solenidade.

Após a solenidade, Margarete segue viagem para participar do 11º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em São Paulo. O evento terá como tema “Reforma e Modernização das Instituições Policiais” e reunirá pesquisadores, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado, policiais e membros do sistema de justiça criminal em torno do debate urgente e necessário de modernização da segurança pública e aproximação entre polícia e sociedade.

O encontro contará com grupos de trabalho cujos temas abordarão políticas de redução de homicídios; crime organizado e prisões; violência contra a mulher; relação entre polícia e sociedade; e modernização e reformas das instituições policiais. Além disso, eles participarão de atividades sobre novas tecnologias no combate ao crime, sistemas de informação e inteligência, roubos a instituições financeiras, dentre outros.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência de Gênero e o aplicativo Salve Maria serão alguns das ferramentas em destaque da apresentação da equipe da Secretária de Estado da Segurança. Em março, por meio do Núcleo, o Piauí recebeu Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2017. O prêmio foi uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que tem por objetivo reconhecer as ações desenvolvidas pelas instituições policiais que possuem potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, disseminando o conhecimento para profissionais do setor de segurança pública.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »