18/08/2017 às 08h37min - Atualizada em 18/08/2017 às 08h37min

Agricultores da Coaceral promovem `Tratoraço´ contra cobrança abusiva do Funrural

Os agricultores da região produtiva da Coaceral, em Formosa do Rio Preto (BA), se mobilizaram na manhã desta terça-feira (15) contra os abusivos impostos cobrados pelo Governo Federal. Eles realizaram um ‘Tratoraço’ e interromperam parcialmente o tráfego da BA-225, um dos importantes pontos de escoamento para a Coaceral, um dos principais polos agrícolas da Bahia. No pleito da reivindicação, está principalmente a aprovação do PRS 13/2017, tramitando na CCJ do Senado, que encerraria uma batalha judicial contra a cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), cuja alíquota é de 2,1% da receita bruta do empreendimento agrícola. 
 
Agricultor há 16 anos na Coaceral, Carlo Reginatto, acredita que a aprovação de mais este imposto pode inviabilizar a produção agrícola brasileira. “Trabalhamos em um negócio de risco, que depende de fatores climáticos. Trazer mais este imposto pode impactar ainda mais o setor, principalmente depois do aumento do diesel que já sobrecarrega a contratação de frete para trazer insumos ou escoar a produção”. Gerente da Fazenda Concórdia, Emerson Felippin, vê no dia-a-dia o quanto este imposto pode prejudicar os agricultores. “Eles terão que reverter o imposto para o governo ao invés de investir na produção agrícola por meio da contratação de pessoas ou compra de máquinas e implementos agrícolas, movimentando a economia”, afirma.
 
Instituição que representa os agricultores da Coaceral, a Associação dos Produtores da Chapada das Mangabeiras (Aprochama), também se posiciona contrária à cobrança do Funrural. Ao apoiar na organização da mobilização, um dos diretores da associação, Adilson Sujuki, diz que os agricultores precisam se manter mobilizados para sensibilizar os parlamentares. “Em meio à crise, fomos um dos setores que mais impulsionaram a economia com emprego e renda, sendo injusto o Governo Federal recompensar nossos esforços com mais imposto para pagar”, revolta-se.
 
Além da mobilização na região da Coaceral, a Aprochama integrou o Tratoraço realizado na BR-020,  em frente ao Complexo Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães (BA), organizado em conjunto pelos agricultores ligados à Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo (SPRLEM). “Continuamos unidos e mobilizados ao que está acontecendo em Brasília. Queremos pressionar os parlamentares a corrigir a injusta cobrança do Funrural sobre o faturamento bruto, seja pela aprovação de emendas na Medida Provisória 793, seja pela PRS 13/2017, do Senado Federal. Tirar recursos dos produtores em forma de imposto não irá ajudar o país a sair da crise”, explica o presidente da Aprochama, Edson Fernando Zago.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »