11/09/2017 às 16h17min - Atualizada em 11/09/2017 às 16h17min

Técnicas em mamografia do Piauí participam de curso profissionalizante no Hospital do Câncer de Barretos

Ascom HRC
Eliene Maciel De Freitas (primeira à direita na foto) é a Coordenadora e Técnica de Mamografia e Raio-x do Hospital Regional de Corrente

Técnicas de mamografia de todo o estado do Piauí participam de um curso de reciclagem no Hospital do Câncer de Barretos/SP. Do Hospital Regional de Corrente (HRC), participa do curso a Coordenadora e Técnica de Mamografia e Raio x, Eliene Maciel De Freitas.

O treinamento profissional tem como objetivo capacitar as profissionais, garantindo a excelência na qualidade do exame e consequente diagnóstico precoce do câncer de mama. A qualidade da mamografia, bem como a leitura cuidadosa dos exames realizados são fundamentais para detecção precoce da doença.

O curso é oferecido pela ONG Américas Amigas, que desde o início de 2012, graças a diversas parcerias com diferentes instituições de saúde referência no diagnóstico e tratamento do câncer, oferece cursos de capacitação e treinamento para técnicos em radiologia, técnicos em mamografia, tecnólogos e médicos radiologistas e mastologistas. Neste caso, a parceria foi com o Hospital do Câncer de Barretos.

A diretora do HRC, Lindaura Perpétua Cavalcanti, ressalta a importância da participação da profissional de Corrente no curso. "Nossa maior preocupação é a qualidade dos exames, por isso garantimos a participação da nossa técnica no curso. Lembrando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas, além de evitar cirurgias desnecessárias", ressalta Lindaura.

Os  exames de mamografia oferecidos no Hospital Regional de Corrente são gratuitos e oferecidos às mulheres com faixa etária entre 49 e 60 anos ou que têm casos de câncer na família e que precisam fazer o acompanhamento. O atendimento é realizado de segunda a quinta-feira, das 7h às 12h, e as pacientes devem ser encaminhadas através das unidades de saúde onde recebem atendimento.

Com a proximidade do Outubro Rosa, o Hospital espera que os municípios intensifiquem a campanha sobre a importância da Mamografia. "Precisamos divulgar a importância do exame e garantir o acesso das mulheres de Corrente e das cidades vizinhas", reforça a diretora.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »