22/09/2017 às 10h41min - Atualizada em 22/09/2017 às 10h41min

Decreto oficializa Carnaúba como árvore símbolo do Piauí

A partir desta quinta-feira (21), Dia Mundial da Árvora, a carnaúba (Copernicia prunifera) passa a ser reconhecida oficialmente como árvore símbolo do estado do Piauí. O decreto foi assinado pelo governador Wellington Dias  e pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho, em solenidade realizada em Teresina, na praça cultural Francisco das Chagas Araújo Júnior, localizada sob a ponte Juscelino Kubistchek, na avenida Marechal Castelo Branco.

A utilização da matéria-prima dessa árvore destaca-se em diversos usos. “Temos uma das maiores reservas de Carnaúba do planeta, ela representa a beleza e seu fator o econômico é terceiro produto na balança econômica do estado. A produção do pó (emulsão) feita pela cera da Carnaúba, protege alimentos, reveste produtos. Fico feliz por marcar esse momento aqui,” disse o Governador do Estado, Wellington Dias em discurso.

 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

“A carnaúba tem uma ligação estreita com o Piauí, sendo uma das nossas principais matérias de exportação, é uma árvore ligada à nossa história e possui uma ligação afetiva com todos os piauienses”, enfatizou a vice-governadora, Margarete Coelho.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Reitor Nouga junta à Vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, no descerramento da placa

O ato simbólico, instituído com o descerramento da placa, faz parte da recente consulta pública, referente à ação conjunta entre pesquisadores da UESPI e da SEMAR. A carnaúba obteve 49,1% da preferência dos piauienses.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »