05/10/2017 às 12h12min - Atualizada em 05/10/2017 às 12h12min

Áreas irrigadas do Piauí ganham destaque na ALEPI

Alepi

O Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta. É o que mostrou o estudo feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) lançada no último dia 2. E o assunto ganhou destaque na voz dos deputados estaduais na sessão ordinária dessa quinta-feira (05) na Assembleia Legislativa. De acordo com o Atlas Irrigação, uso da água na agricultura irrigada, atualmente o país tem 6,95 milhões de hectares (Mha) que produzem alimentos utilizando diferentes técnicas de irrigação.

O deputado B. Sá (PP) levou os dados da pesquisa e destacou o papel do Piauí no setor. “O Brasil hoje tem mais de 6 milhões de hectares de área irrigada e está entre os 10 maiores países com agricultura irrigada. E o que me deixa surpreso é que na região sudoeste é onde está a maior concentração de produção agrícola em área irrigada”,afirmou.

De acordo com o estudo citado pelo deputado o Piauí é uma região onde o ciclo pluviométrico é mais constante em comparação com o Nordeste e mesmo assim eles procuram investir na agricultura irrigada. “E o estudo também revelou que, para áreas com escassez de água, deve-se investir cada vez mais na racionalização do seu uso e procurar diminuir o desperdício, bem como aumentar a produtividade, otimização aplicação de insumos e suplementos. E esse trabalho o Governo do Estado tem procurado incentivar a agricultura irrigada. O Piauí tem áreas irrigadas com potencial imenso, e o Governador tem procurado incentivar que o homem do campo tenha mais conhecimento e acesso à tecnologia para se tornar mais independente”, disse.

O deputado Mauro Tapety (PMDB) destacou sua visita a região dos Platôs de Guadalupe. “Ontem conheci a cidade de Guadalupe e lá visitei os Platôs de Guadalupe e fiquei impressionado com o que vi. Vi um projeto belíssimo, que não está todo ocupado com mais ou menos 30%, mas vi uma plantação de 900 hectares de bananas plantados naquela área, com vários pivôs centrais. Então queria aproveitar e parabenizar as pessoas que trabalham lá e fazer um convite para que possamos formar uma comitiva e visitar, não só os Platôs como também os Tabuleiros Litorâneas, para que possamos conhecer esses dois grandes perímetros irrigados do nosso Estado”, disse.

“Quero corroborar com a fala do meu amigo Mauro Tapety e dizer que o Platos de Guadalupe, que é uma obra iniciada ainda na década 80 e que concluiu sua primeira etapa, hoje tem pouco mais de 2 mil hectares disponíveis para a fruticultura irrigada e que hoje é uma referencial no sul do Estado do Piauí. E nós queremos reafirmar importância que aquele projeto tem para o Estado do Piauí, que merece todo o apoio do poder público”, disse o deputado Georgiano Neto (PSD). 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »