10/10/2017 às 11h34min - Atualizada em 10/10/2017 às 11h34min

Prefeito Paulo Lustosa participa do lançamento do programa “Avançar Cidades” na APPM

Ascom

O prefeito de São Gonçalo do Gurgueia, Paulo Lustosa,  participou na última sexta-feira (06) do lançamento do Programa Avançar Cidades, uma iniciativa do Ministério das Cidades. No Piauí, o programa prevê iniciativas para as áreas de saneamento básico e mobilidade urbana, sendo que o investimento inicial será definido de acordo com a capacidade de endividamento de cada cidade. O evento foi realizado na sede da APPM e contou com a presença de diversas autoridades.

O presidente da APPM, Gil Carlos, destacou a parceria entre municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica para execução do programa. “O Avançar Cidades faz parte de um programa chamado Proinveste, que disponibilizará 2,6 bilhões de reais para serem investidos nas cidades. No Piauí estamos fazendo uma parceria entre os municípios, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal para garantir que o maior número de cidades consiga ter o cadastro aprovado, e assim tenham esses recursos garantidos para a realização de melhorias”, disse o presidente.

De acordo com o governador Wellington Dias, essa proposta se apresenta como uma grande oportunidade de investimento. “O governo federal lançou essa política pública com o intuito de tratar sobre questões básicas que acarretam os municípios piauienses, como drenagem, calçamento e iluminação. Esse é um crédito para ser pago em 20 anos, com quatro anos de carência. Ou seja, é uma grande oportunidade de proporcionar melhorias aos municípios", afirmou o governador.

O Programa Avançar Cidades se apresenta como uma alternativa de melhoria aos municípios piauienses, uma vez que, de acordo com dados do MCidades, 96% dos municípios do Piauí não têm um plano de saneamento básico e não há informação consolidada sobre os planos existentes, se são completos e atualizados conforme as diretrizes da Lei do Saneamento (No 11.445/2007). Nesse sentido, a iniciativa promete atender aos municípios do estado, melhorando a circulação das pessoas nas cidades e as condições de saúde e qualidade de vida da população urbana e rural, por meio de investimentos destinados à universalização e à melhoria desses serviços.

A mobilidade urbana, assim como o saneamento básico, são duas grandes preocupações do prefeito Paulo Lustosa, que periodicamente vai à Teresina em busca de recursos para viabilizar as obras no município de São Gonçalo do Gurgueia. "Sabemos que o nosso município carece tanto de obras de mobilidade quanto de saneamento, que é tão importante para a qualidade de vida da população", afirma o prefeito.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »