27/10/2017 às 08h13min - Atualizada em 27/10/2017 às 08h13min

Audiência pública vai discutir a degradação do Rio Gurgueia

Alepi
Rio Gurgueia seco, em Redenção do Gurgueia

O deputado Edson Ferreira (PSD) apresentou requerimento, na manhã desta quarta-feira (25), solicitando a realização de audiência pública para discutir a situação do Rio Gurgueia, no Sul do Piauí. Segundo o parlamentar, a preservação do o rio é de suma importância para a macrorregião do Vale do Gurgueia.

“Para essa audiência pública, nós vamos convidar vários órgãos, como Codevasf, Ibama, APPM, os prefeitos do Sul do estado, secretaria de Meio Ambiente e vários outros para tratar de um assunto que de certa forma tem ficado na prateleira de baixo no estado e no país, que é a questão dos nossos recursos naturais. O nosso principal rio do Sul do estado, que é o rio Gurgueia, está morrendo. Hoje nós temos trechos de 30km a 40km que não tem mais água, só areia”, lamentou o autor do requerimento.

“O rio Gurgueia tem uma simbologia e uma importância tão grande que há muito tempo se trava uma luta para a criação do Estado do Gurgueia justamente em homenagem a esse rio e sua tamanha importância para o Piauí e para o sul do Estado. O Rio Gurgueia é mais um representante dos nossos recursos naturais que estão acabando. Eu lembro que quanto íamos de Monte Alegre a Santa Filomena existiam mais de vinte córregos. Hoje só existem dois, os outros acabaram. Essa é uma triste realidade e toda a sociedade precisa chamar a atenção das autoridades para que algo seja feito. E é por isso que nós vamos convocar várias autoridades e instituições para discutir a gravidade desse problema”, concluiu Edson Ferreira. O requerimento foi subscrito pelos deputados Mauro Tapety (PMDB) e Gustavo Neiva (PSB).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »