06/10/2017 às 11h12min - Atualizada em 06/10/2017 às 11h12min

Robert Rios comenta a desconfiança generalizada nas instituições

Alepi

O deputado Robert Rios (PDT) disse, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, que o Brasil vive um momento único, em que a sociedade questiona todas as instituições. O orador lamentou que o Congressos e o próprio Executivo tenham cedido seus espaços e por isso perderam o crédito público. E que o fato de o presidente Michel Temer ter apenas 5% de aprovação devia ser motivo para renúncia.

Robert Rios considerou a semana como "de dificuldade" para ele próprio, ante a má interpretação de requerimento de sua autoria em que pediu o afastamento do secretário de Justiça, Daniel Oliveira. Ele explicou que o seu pedido foi para que o governador tomasse a decisão e não a Assembleia. Sobre outro requerimento a respeito do próprio poder, ele explicou que não pediu o fechamento da Casa, mas tão somente que ela funcionasse como no recesso.

Sobre seu posicionamento a respeito do menor que foi levado para um presídio, onde ficou na mesma cela de um detento que praticou estupro, ele disseque não poderia ficar indiferente, pois sua formação não permite isso. Disse ser um homem que tem a casa cheia de instrumentos musicais e que seu sentimento é humanitário, daí não poder ficar calado. Insistiu na tese de que o secretário de Justiça devia ser afastado, até que o fato seja apurado.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) ofereceu aparte para dizer que entendeu o posicionamento do colega sobre o episódio do menor no presídio. Para ele, o receio que se tem hoje no Brasil é de que o Poder Judiciário possa errar mais do que já errou no passado. Sobre a reforma política ele disse que ela significa uma falta de compromissos do legislador.

Também o deputado Dr. Hélio (PR) ofereceu aparte, quando considerou a reforma política uma perda de oportunidade. Explicou que o atual sistema eleitoral exige muito dos candidatos. Ele adiantou que teve oportunidade de ter assumido como suplente do colega Evaldo Gomes, na legislatura passada, mas recusou, devido a compromissos na condição de médico. Ele disse ser a favor do voto distrital, pois se elegeu com votação basicamente em apenas quatro municípios.

Robert Rios concluiu seu pronunciamento justificando o requerimento de sua autoria para que o governo afastasse o secretário de Justiça. Ele informou que quando foi acusado de desvio de recursos na Secretaria de Segurança pediu ao governador para se afastar até o término da apuração, mas logo foi inocentado pelo Tribunal de Contas do Estado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »