11/11/2017 às 11h38min - Atualizada em 11/11/2017 às 11h38min

Autoridades inauguram o novo Forum da Comarca de Corrente

Portal Corrente

A população do município de Corrente e região foi contemplada, nesta sexta-feira (10), com a inauguração do Forum Des. José Messias Cavalcante. Com estrutura ampla, moderna e seguindo os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o novo Fórum de Corrente será o espaço adequado para atender às demandas da população.

Prestigiaram a solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, o governador Wellignton Dias, o Corregedor Geral da Justiça, Ricardo Gentil, o Presidente da OAB, Chico Lucas, o Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, os Desembargadores Oton Mário Lustosa, Sebastião Ribeiro Martins, o Juiz Carlos Marcello Sales Campos, a Juíza Mara Rúbia, os deputados estaduais Fernando Monteiro, Themístocles Filho e João Mádison, a Defensora Pública Geral Hildeth Evangelista, além de prefeitos, vereadores e operadores do Direito de toda a região.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Erivan Lopes, destacou a atenção que sua gestão tem dado ao Sul do estado. “Quando propomos a agregação das Comarcas firmei compromisso de que dotaria toda Comarca com um juiz e este compromisso está cumprido. Assim que os 19 novos juízes concluírem o curso de formação estão indo para suas Comarcas. Hoje tenho um juiz para cada Comarca e nove sobrando. Espero nunca mais termos o retrocesso de termos um juiz de Parnaíba respondendo por Avelino Lopes. A entrega deste Fórum representa todo nosso esforço de aproximarmos a prestação jurisdicional da demanda, para que quem acionar a Justiça tenha uma resposta em tempo razoável”, evidenciou o chefe do Poder Judiciário do Piauí.

O Desembargador Presidente encerrou sua fala reforçando que será de fundamental importância para o avanço do Judiciário que os novos gestores do TJ-PI sigam este modelo de desenvolvimento e avanço.

O governador Wellington Dias destacou a capacidade administrativa da atual presidência do TJ e destacou a importância do Forum para Corrente. "Me alegra ver em Corrente, uma das cidades mais importante dessa região, não só um equipamento moderno, mas também com esse conceito de integração, um verdadeiro "shopping" do judiciário, com a presença da Defensoria, da OAB, do Ministério Público, garantindo à população o devido acesso ao judiciário".

O Juiz Titular da Vara Única de Corrente,  Carlos Marcello Sales Campos, ressaltou a importância da nova estrutura.  “Tudo tem o seu tempo determinado e nesta data chegou a vez e a hora de Corrente receber, através do Tribunal de Justiça, um fórum à altura da população, dos operadores de Direito e principalmente de servidores que vinham trabalhando em uma estrutura altamente precária, insalubre que dificultava de sobremaneira o desempenho das atividades funcionais do dia-a-dia. O Tribunal de Justiça, através da atual administração, resgata e reconhece a importância histórica da cidade de Corrente dentro de todo um contexto histórico do estado do Piauí".

O magistrado destacou ainda a  independência do judiciário como importante requisito para a efetiva promoção da justiça. "A construção desse forum foi feita com recursos do próprio tribunal e essa autonomia que o tribunal tem para construir e entregar sedes como essa, para nomear novos servidores e novos juízes sem necessitar da presença constante do executivo promove e impõe a necesidade de uma prestação jurisdicional cada vez mais célere, adequada, imparcial e justa" pontuou o juiz.

A ESTRUTURA

O Fórum de Corrente ocupa a área de 1.290 m². É composto por Juizado Especial Cível e Criminal com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção, assessoria, 2 salas de juízes leigos, 2 salas de juízes conciliadores. Também terá 2 Varas, cada uma com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e assessoria. No local vai funcionar ainda salas da Defensoria Pública, OAB, Ministério Público. O auditório tem capacidade para 130 pessoas e estacionamento interno com 30 vagas e externo com 55 vagas.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »