28/08/2013 às 21h39min - Atualizada em 28/08/2013 às 21h39min

Apagão atinge oito estados do Nordeste na tarde desta quarta (28)

ONS afirma que a causa foi queimada em uma fazenda do Piauí

Veja; foto: Terra

Uma queimada no interior do Piauí foi a causa do apagão que atingiu oito estados da região Nordeste  na tarde desta quarta-feira, informou a Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O forte calor do fogo, de acordo com a ONS, provocou a queda dos dois circuitos na linha Ribeiro Gonçalves - São João do Piauí. A interrupção ocorreu às 15h08. 

Segundo o ONS, houve problemas numa subestação da malha de 500 quilovolts (KV) que transmite energia das empresas geradoras para o sistema do Nordeste. 

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga na região Nordeste caiu de 10 000 megawatts para 1 000 megawatts no momento do blecaute. A agência ainda informou, por meio de sua assessoria, que o ONS tem um prazo de 24 horas para enviar um relatório parcial sobre as causas do apagão, além dos prejuízos iniciais causados pelo incidente.

O ONS informou ainda que a energia já foi restabelecida em oito capitais do Nordeste.

Os níveis dos reservatórios que servem ao sistema elétrico do Nordeste já vinham preocupando as autoridades. Em agosto, os níveis da região estavam 38,6%, uma queda de 26% em relação ao mesmo período de 2012.

O último grande apagão na região foi registrado em outubro do ano passado e atingiu nove estados - oito no Nordeste e o Distrito Federal. No total, seis apagões de energia de maior porte ocorreram no Brasil em 2012 - todos eles no segundo semestre e a maioria por ocorrências na área de transmissão. Quase todos afetaram a região Nordeste.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »