02/01/2018 às 10h33min - Atualizada em 02/01/2018 às 10h33min

Ex-prefeito de Corrente Jesy Lemos Paraguassú é homenageado com nome oficial da barragem de Atalaia

Lei nº 7.089, de autoria do deputado Fernando Monteiro, foi sancionada pelo governador no dia 28 de dezembro

Viviane Setragni
Portal Corrente
Jesy Lemos Paraguassú (esq.) e Jesualdo Cavalcanti Barros

O ex-prefeito do município de Corrente, Jesy Lemos Paraguassú, foi homenageado com o nome oficial da até então conhecida Barragem Atalaia, obra localizada entre os municípios de Corrente e Sebastião Barros e que beneficiará diversos municípios da região com o armazenamento estimado em 211 milhões de metros cúbicos de água. A Lei nº 7.089, de autoria do deputado Fernando Monteiro, foi sancionada pelo governador Wellington Dias e publicada no Diário Oficial no dia 28 de dezembro.

Jesy Lemos Paraguassú ficou eternizado pelas tantas obras implantadas na zona urbana e na zona rural de Corrente, tendo construído inúmeras escolas e postos de saúde nos rincões mais afastados e esquecidos do município.

Seu primeiro mandato como prefeito foi entre os anos de 1973 e 1977 e o segundo de 1983 a 1988. Construiu e inaugurou, em 1974, o Parque “Governador Alberto Silva”, onde realizou-se a primeira exposição-feira agropecuária de Corrente, dando-se início ao evento que mais tarde se tornaria referência em todo estado e no país.

Em 1984, em convênio com o governo do estado, através da Secretaria de Cultura, dirigida pelo deputado Jesualdo Cavalcanti Barros, inaugurou o Hotel Rimo, o primeiro da rede no Piauí. Em razão de idêntica parceria, foram construídos e inaugurados a Casa da Cultura de Corrente, o ginásio poliesportivo  e o estádio Paraguassu. 

O ex-prefeito faleceu em junho de 2017 em Teresina.

A indicação do nome do ex-prefeito foi uma iniciativa do também ex-prefeito de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros. "Nosso querido compadre merece todas as homenagens, pela sua dedicação como homem público, atuando em toda a região sul, em particular em Corrente e Sebastião Barros. Estamos felizes!", registra Jesualdo Cavalcanti.


Com o filho, Jesy Lemos Cavalcante Júnior
 

O filho do ex-prefeito, o ambientalista Jesy Lemos Cavalcante Júnior, agradeceu a homenagem. "Estamos muito orgulhosos! Agradecemos imensamente ao amigo Dr. Jesualdo pela iniciativa de sugerir o nome do meu amado pai, bem como ao deputado Fernando Monteiro pela iniciativa desse grande projeto. E muito obrigado a todos que compartilham essa alegria conosco!".

O diretor geral do IDEPI, Geraldo Magela Aguiar, também comentou sobre a homenagem. "Jesy Lemos foi prefeito de Corrente por duas vezes, fez uma gestão inovadora em todo o município, inclusive na região que hoje faz parte de Sebastião Barros que não era emancipado ainda. Como a Barragem está localizada nos dois municípios, vejo como justa e merecida homenagem receber o seu nome. Mais um motivo para desdobrar esforços e concluir a obra enquanto estou como diretor geral do IDEPI, responsável pela construção da Barragem Jesy Lemos Paraguassú".

 

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »