26/01/2018 às 09h42min - Atualizada em 26/01/2018 às 09h42min

Corrente ganha Casa da Cultura moderna e entrará no circuito estadual de cultura

Viviane Setragni
Portal Corrente

O secretário de Estado da Cultura, Fábio Novo, esteve em Corrente essa semana acompanhando os trabalhos de reforma da Casa da Cultura. O imóvel passa por uma grandiosa obra, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, que terá por objetivo final apresentar à comunidade correntina um ponto de cultura à altura dos melhores palcos do estado, dando condições para que o município entre no circuito estadual de apresentações e exposições.

De acordo com o secretário, a reforma contemplou completamente o imóvel. “A parte mais difícil já foi solucionada, que era o telhado. Havia um problema nas calhas e quando chovia inundava completamente o auditório. Um engenheiro acompanhou os trabalhos e o problema foi resolvido. Outro problema solucionado foi o elevador, que havia funcionado apenas uma vez e uma equipe técnica, vinda de São Paulo, fez a correção do equipamento, que já está em funcionamento”, explica.

A climatização também recebeu uma atenção especial, com revisão completa do equipamento e substituição do que não apresentava mais condições de uso. Na entrada da Casa da Cultura está sendo construído um Café Bar, para lançamento de livros, e a biblioteca e a parte do museu foram modernizadas, com pintura e climatização.


Secretário Fábio Novo em Corrente tratando dos últimos detalhes da reforma com Edilson de Araújo Nogueira
 

O destaque da reforma, segundo Novo, é a modernização do auditório. “Essa modernização tem sido feita em todos os pontos de cultura que foram reformados. Nós demos um tratamento especial ao palco, inclusive no piso; arrumamos os camarins, colocamos bancadas nos banheiros dos camarins e instalamos um sistema de som moderno, iluminação e cortina”, relata.

Nos próximos dias serão instaladas as poltronas, com padrão de teatro, segundo o secretário, que finalizarão a reforma. “Corrente vai ficar com um teatro no centro da cidade como poucos do Piauí. Isso nos permitirá dar um segundo passo em termos de política de cultura no estado, que é fazer com que Corrente entre no circuito de espetáculos da secretaria, com apresentações de teatro, música, e a comunidade poderá utilizar esse espaço”.

Fabio Novo afirma ainda que a ideia é que oficinas permanentes sejam disponibilizadas à população. “Teremos ainda este ano a continuidade do Projeto Boca da Noite aqui em Corrente e vamos trazer para cá o projeto Seis e Meia, no qual a cada 2 ou 3 meses nós trazemos um artista nacional que se apresenta nos teatros”.

“A reforma deverá finalizar no dia 4 de fevereiro e o estado do Piauí ganha mais uma casa de cultura. É um presente que nós entregamos para Corrente, uma importante cidade do Extremo-Sul do Piauí que merece a devida atenção. A Casa da Cultura estava merecendo essa intervenção e assim cumprimos a nossa meta de apresentar à comunidade um espaço adequado para a cultura”, finaliza o secretário.

A data para a reinauguração da Casa da Cultura ainda será marcada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »