08/03/2018 às 23h55min - Atualizada em 08/03/2018 às 23h55min

15ª GRE realiza formação para utilização do sistema iSeduc

Sistema concentrará todas as informações sobre a vida escolar do estudante, alimentando o senso e viabilizando programas e recursos

Viviane Setragni
Portal Corrente
Formação realizada em 07 de março (Foto: Viviane Setragni)

A 15ª Gerência Regional de Educação (15ª GRE) realiza, nos dias 7, 8 e 9 de março, uma formação para diretores e secretários das escolas estaduais de todos os municípios jurisdicionados à 15ª para operação do sistema iSeduc, um sistema acadêmico que armazena toda a vida escolar de todos os estudantes. Através dele são registradas matrículas, controles de notas, faltas e ocorrências de forma totalmente on-line, informações essas que devem ser alimentadas diretamente pelos professores, corpo administrativo e diretores das escolas.

A supervisora do iSeduc da 15ª GRE, Claudiana de Souza Santos, explica que as informações que alimentam o sistema serão, a partir de agora, o coração das gerências regionais de educação. “É através dele que nós conseguimos os dados para toda e qualquer outro programa referente à escola, assim como calculado os recursos escolares necessários para a manutenção da merenda, reforma, a escolha do livro didático, tudo será feito com base nas informações do iSeduc. . Todas as informações do senso escolar, inclusive, serão alimentadas através do iSeduc, então se não há matrícula não há recursos”.

Acessível de qualquer dispositivo, como computadores, notebooks, tablets e até celulares, o sistema esteve funcionando em caráter experimental no ano de 2017 e passará a ser obrigatório em todas as escolas a partir deste ano. “Nós fechamos o ano de 2017 com algumas inconsistências, que deverão ser corrigidas neste ano de 2018. Mas a ideia é que a partir de 2019 os controles feitos no papel, como diários e fichas cadastrais sejam totalmente abolidos e substituídos pelo meio eletrônico”, lembra Claudiana.

Para viabilizar a internet nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) oferece o programa iSeduc Banda Larga, que fornece recursos para que todas as escolas tenham internet instalada e funcionando.

A gerente regional de Educação Socorro Amorim esclarece que o treinamento está sendo feito em 3 dias para dar atenção a cada participante. “Nós poderíamos fazer um único evento, mas para ter certeza que pelo menos um ou dois integrantes de todas as escolas jurisdicionadas tenham domínio do sistema, preferimos dividir por turmas. Essas pessoas posteriormente irão repassar o conhecimento adquirido nas escolas, então é muito importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas”, pontuou.

Também participa da formação a técnica do iSeduc, Lidiane Loureiro.


Formação realizada nesta quinta-feira, 8 de março (Foto: 15ª GRE)

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »