11/03/2018 às 00h24min - Atualizada em 11/03/2018 às 00h24min

Ziza Carvalho assina Ordem de Serviço para retomada da demarcação do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba

Solenidade foi realizada na última sexta-feira (9) em Corrente. Estudantes do IFPI participarão do processo.

Viviane Setragni
Portal Corrente

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, Ziza Carvalho, assinou nesta sexta-feira (9) a Ordem de Serviço para a retomada da demarcação dos limites do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. A solenidade foi realizada no auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Corrente.

O Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba é uma unidade de conservação federal, administrada pelo ICMBio, e a SEMAR, através de convênio no valor de R$ 4.387.048,73 (quatro milhões, trezentos e oitenta e sete mil, quarenta e oito reais e setenta e três centavos) com a CODEVASF, fará o trabalho de demarcação, levantamento topográfico, georreferenciamento, levantamento fundiário de todos os imóveis, além da educação ambiental e comunicação social na região do Parque, trabalho este que será executado pela empresa Geoplan.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Ziza Carvalho, destacou a importância da retomada da demarcação. “No ano de 2016 a Presidência da República publicou um decreto alterando o perímetro do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba e nós tivemos que fazer a modificação do convênio que existia. Hoje o recurso já está em conta para a retomada dos trabalhos, que serão executados pela empresa Geoplan, com o auxílio dos alunos aqui do Instituto Federal do Piauí, que receberão incentivo através de bolsas para garantir a sua participação. Acreditamos que, com a finalização desse trabalho, estaremos dando um passo muito importante para a efetiva preservação ambiental do parque”.

O secretário também ressaltou que a preservação ambiental em todo o estado do Piauí tem sido uma prioridade para a SEMAR. “Nessa gestão nós já criamos mais de 200 mil hectares de áreas de conservação: criamos a APA das nascentes do Rio Gurgueia, do Rio Uruçuí Preto, do Uruçuí Vermelho e do Canindé, ampliamos o Parque do Rangel, criamos o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti e estamos fazendo todo o processo de manejo, sinalização e de educação ambiental na região de Buriti dos Montes, na divisa com o estado do Ceará. As áreas preservadas, no futuro, serão mais importantes do que as áreas plantadas, a exemplo do Ativo Verde, programa lançado pelo Governo do Estado do Piauí, outros estados e até países, assim como o Crédito de Carbono, tão valorizadas pelos fundos internacionais. O futuro é esse, além da importância da preservação dos mananciais, fundamentais para a população das cidades”, colocou.

O diretor da empresa Geoplan, Jorge Mendonça, manifestou a sua satisfação com a retomada dos trabalhos e garantiu que a empresa tem a expertise necessária para a execução do serviço contratado. “Nós já fizemos a demarcação de diversos parques no país, ressaltando que nós vamos utilizar aqui tecnologia de ponta e a Geoplan estará presente em Corrente com uma sede, e para nós será de grande importância a parceria com o Instituto Federal do Piaúí, onde estudantes e mestres contribuirão significativamente com os trabalhos que serão realizados”, pontuou.

O diretor do IFPI, Laécio Barros, ressaltou a importância das parcerias a serem firmadas entre a instituição e a SEMAR, para que os alunos dos cursos Tecnico em Meio Ambiente, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Especialização em Geoprocessamento  façam parte de todo o processo. “Serão 15 meses de estudos técnicos, de conscientização e de educação ambiental e eu nós temos um corpo de profissionais e de estudantes qualificados para enriquecer este trabalho. Esperamos que a partir da demarcação nós tenhamos um reforço para a preservação das tão sofridas nascentes dos rios Parnaíba, Corrente, Paraim e Gurgueia, rios que fazem parte da bacia”, comentou.

Ao final dos pronunciamentos, os presentes puderam tirar suas dúvidas e fazer colocações acerca dos trabalhos a serem realizados.

A previsão para a execução dos trabalhos é de 15 meses.

Marcaram presença na solenidade o Superintendente de Recursos Hídricos da SEMAR, Romildo Mafra, o vice-prefeito de Corrente, Dionísio Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores de Corrente, Raimundo Augusto, o advogado Josenilton Barbosa de Sousa, representando a OAB Subseção Corrente, os vereadores de Corrente João Antonio, Gilmário Lustosa e Joabe Santana, professores e estudantes do IFPI, técnicos da SEMAR e comunidade em geral.


(esq.) Representante da OAB Corrente, Josenilton Sousa, pres. Câmara de Vereadores de Corrente, Raimundo Augusto, vice-prefeito de Corrente, Dionísio Júnior, secretário Ziza Carvalho, Sup. Rec. Hídricos, Romildo Mafra e o diretor da Geoplan, Jorge Mendonça


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »