12/03/2018 às 23h52min - Atualizada em 12/03/2018 às 23h52min

Henrique Pires visita municípios da região Extremo-Sul do estado

Viviane Setragni
Portal Corrente
Em Parnaguá com o Diretor de Meio Ambiente, Carlos Sobral e o prefeito Alemão

O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Henrique Pires, visitou diversos municípios do Extremo-Sul do Estado do Piauí neste final de semana.

Em Gilbués, foi recebido pelo prefeito Leo Matos no sábado (10), onde participou da abertura de um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Em Parnaguá, Henrique Pires foi recebido pelo prefeito Alemão e autoridades políticas. Na parte da tarde, participou do evento de povoamento da Lagoa de Parnaguá, promovido pela SEMAR/PI.

Sua agenda incluiu ainda, neste final de semana, a visita aos municípios de Avelino Lopes e Júlio Borges.

Nomeado para o cargo atual em setembro do ano passado, o engenheiro Henrique Pires, que anteriormente ocupou o cargo de presidente da FUNASA e de secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo, tem viabilizado polpudos convênios para os pequenos municípios do Extremo-Sul piauiense.

“Para Parnaguá destinamos 5,2 milhões no ano de 2014, através da FUNASA, o maior convênio da história dessa cidade. Foram 18 comunidades beneficiadas, 210km de rede, com mais de 3 mil famílias atendidas. Também viabilizamos a construção de 50 casas populares e no ano passado empenhamos recursos em torno de 2 milhões para a revitalização da Lagoa de Parnaguá”, colocou.

No município de Gilbués também foram firmados diversos convênios, alguns deles em execução, como a reforma da rodoviária e a revitalização do Brejo dos Buritis. “Desde 2012 temos atuado neste município com grandes convênios e mais recentemente com o convênio para a reforma da rodoviária, no valor de 250 mil, 630 mil para a revitalização do Brejo dos Buritis, que eu tive a oportunidade de conhecer pessoalmente nessa visita, e mais 500 mil para abastecimento d’água”.

Em Avelino Lopes, Henrique Pires comenta que viabilizou um convênio de 3,4 milhões para abastecimento de água, 500 mil para saneamento, 500 mil para melhorias urbanas e recentemente mais 2,8 milhões para abastecimento. Em Júlio Borges contabiliza mais 1,6 milhões para abastecimento.

“Atuando junto ao Governo Federal a oportunidade que nós temos de trazer essas melhorias é muito grande e é dessa forma que nós temos ajudado todos os municípios do Extremo-Sul do Piauí que chegam até nós com grandes projetos”, conclui o secretário.

Foram ainda beneficiados nos últimos anos com convênios viabilizados por Henrique Pires os municípios de Monte Alegre, São Gonçalo do Gurgueia e Barreiras do Piauí, também localizados na região.

Com esse montante, Henrique Pires é um recordista em trazer recursos para a região mais longínqua do estado do Piauí, que ainda sofre com a falta de obras estruturais em suas cidades, como saneamento e abastecimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »