15/03/2018 às 22h31min - Atualizada em 15/03/2018 às 22h31min

Oficina do Novo Sistema Legislativo reúne Câmaras de sete cidades em Corrente

Servidores também receberam capacitação para utilizar o Portal Modelo

Interlegis
Foto: Roberto Veloso

Vários servidores de casas legislativas da região sul do Piauí estão participando esta semana de treinamento para a implantação e uso de ferramentas tecnológicas disponibilizadas gratuitamente pelo Programa Interlegis. Nesta quarta-feira, 14/03, começou a Oficina do Novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), em sua versão 3.1, que apresenta novas funcionalidades, como o painel eletrônico e os chamados textos articulados.

Participam servidores das Câmaras de Corrente – que sedia dos treinamentos -, Monte Alegre, Cristalândia do Piauí, Bom Jesus do Piauí, Sebastião Barros, Avelino Lopes e Gilbués, cuja prefeitura também enviou um representante para se capacitar.

Eles também tiveram a oportunidade de receber dos instrutores Adalberto Vieira e JB de Góis Júnior, no início da semana, informações sobre implantação e uso do Portal Modelo para internet – ainda que tivessem enfrentado dificuldades técnicas por causa de interrupção de energia. Mesmo assim, o treinamento foi concluído com êxito.

Quanto ao SAPL, que é um sistema que informatiza todo o processo legislativo, as novas funcionalidades que foram incorporadas são o Painel Eletrônico, que permite o acompanhamento das sessões plenárias, inclusive votações, e os Textos Articulados.  Por meio deles, é possível enxergar não somente o texto vigente de uma proposição, matéria legislativa ou norma jurídica, como todas as alterações propostas aos textos e revogações. A partir de tais vinculações, o sistema monta uma linha do tempo na norma original, possibilitando recuperar com precisão qual era o texto vigente em determinado momento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »