02/04/2018 às 10h10min - Atualizada em 02/04/2018 às 10h10min

São Gonçalo do Gurgueia realiza a 1ª Conferência Infantojuvenil de Meio Ambiente

Evento levantou problemáticas e soluções no município. Conferência também definiu os delegados para a Conferência Estadual.

Ascom Prefeitura
Conferência foi realizada na Unidade Escolar São Gonçalo (Fotos: Viviane Setragni)

O município de São Gonçalo do Gurgueia realizou, na última quarta-feira, a 1ª Conferência Infantojuvenil Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar de São Gonçalo do Gurgueia cuidando das águas”. O evento foi realizado na Unidade Escolar São Gonçalo, com grande presença de estudantes, professores, vereadores, servidores municipais e pessoas da comunidade.

A secretária municipal de educação, a professora Valmira Miranda Fe do Nascimento, reconheceu a importância da conferência, lembrando que hoje cuidar as águas é preocupação de todos. A secretária também agradeceu a acadêmica Sabrina Cirqueira e a professora Zulneide Cirqueira pela coordenação do evento, à secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Barbosa, ao secretário de Saúde, Silvio Enrique, aos diretores, coordenadores, professores, bibliotecários e auxiliares pela participação. Valmira agradeceu ainda ao apoio do gestor municipal, prefeito Paulo Lustosa, aos convidados professor Israel, secretário de Meio Ambiente Edilberto Nobre, assim como todos os secretários e vereadores presentes.

 

Realizada pelas Unidades Escolar São Gonçalo e Unidade Escolar Edilon Branco de Souza, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, a conferência teve ampla participação dos estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos das duas escolas, que por duas semanas percorreram a comunidade para a coleta de dados e pesquisas de campo sobre as problemáticas locais e possíveis soluções, apresentadas durante a realização do evento.

Os temas pesquisados foram Desperdício de água encanada, Poluição do Rio Gurgueia com o lixo, Doenças relacionadas à água, esgoto e cuidados com a caixa d’água, Falta de água na zona rural e urbana, Avanço de construções, desmatamento e queimadas nas Áreas de Preservação Permanentes (APPs), Desmatamento, queimadas e criação de animais nas regiões das nascentes e Seca e diminuição das águas e dos brejos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edilberto Nobre, ministrou uma palestra sobre a realidade local, abordando questões relacionadas às nascentes do Rio Gurgueia, localizadas no município, degradação da vegetação e a necessidade de conscientização da população para a preservação dos recursos naturais.

A conferência também contou com uma palestra ministrada pelo Prof. Esp. Israel Lobato Rocha, coordenador do curso de Gestão Ambiental do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Corrente, que falou sobre o tema Uso dos recursos hídricos: soluções e desafios, sendo bastante aplaudido pela comunidade presente pela qualidade de sua apresentação. O professor também parabenizou os estudantes envolvidos nas pesquisas realizadas e destacou que São Gonçalo é um dos poucos municípios da região a realizar a conferência.

A problemática escolhida pelos estudantes para ser apresentada na Conferência Estadual foi A poluição do Rio Gurgueia com o lixo, sendo eleita as delegadas Maria Cristina de Sousa Costa, estudante do 9º ano e Ana Luiza Carvalho da Silva, estudante do 8º ano, ambas da Unidade Escolar São Gonçalo, para representar o município.

A conferência também teve apresentações culturais e leitura de poemas relacionados ao meio ambiente.


Sabrina Cirqueira, coordenadora do evento (esq.), com as estudantes  Ana Luiza Carvalho da Silva, Maria Cristina de Sousa Costa e a Secretária de Educação Valmira Miranda Fé do Nascimento



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »