11/04/2018 às 17h31min - Atualizada em 11/04/2018 às 17h31min

Governador acompanha trabalhos de contenção na Barragem do Bezerro; nível de água já caiu 60cm

Desde domingo a barragem está sendo monitorada por ações integradas de forças municipal, estadual e federal.

CCOM

As ações de monitoramento da Barragem do Bezerro, em José de Freitas continuam sendo realizadas para conter o vazamento. O chefe do executivo, Wellington Dias, esteve no local, na manhã desta quarta-feira (11), para acompanhar de perto o trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Secretaria de Assistência Social (Sasc), Polícia Militar, Exército e Corpo de Bombeiros. A prefeitura de José de Freitas também está atuando com reforço no local. Segundo dados da operação de busca e salvamento, 135 famílias já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas.

A operação emergencial começou no último domingo (8), e o nível da barragem segue diminuindo. Segundo o diretor do Idepi, Geraldo Magela, a última medição constatou que a altura do espelho d'água caiu 60cm, nos últimos dois dias, o que significa uma situação mais estável. “Vamos continuar fazendo o monitoramento, agora numa situação bem mais tranquila. Em 48h, as águas desceram 60 centímetros, apontou a última medição. Estamos confiantes com o nosso trabalho”, disse. Técnicos do Idepi analisaram a fissura e infiltração, depois realizaram a abertura de um canal para acelerar o escoamento controlado das águas.

“A água que estava saindo no ponto de infiltração da parede da barragem também já diminuiu consideravelmente, o que significa que nosso trabalho surtiu efeito e estamos tendo êxito”, garantiu Magela. Novas máquinas e equipamentos estão chegando em José de Freitas para fazer o trabalho de restauração, já que o trabalho de prevenção já está sendo feito no local desde o último domingo. 

Governador


Em José de Freitas, Wellington Dias visitou famílias que estão no Centro de Assistência à Criança e Adolescente, e afirmou que deve visitar as outras cidades que estão em situação de risco. "Desde domingo, estou ciente da situação da barragem. Estive acompanhando e definindo medidas com ao auxílio da vice-governadora e todos os órgãos competentes. O volume de água que vem caindo é muito grande. O lado bom é que muitas reservas de águas agora estão cheias, o que alivia o período de estiagem. No início do ano, quando percebemos que a estação seria rigorosa, criamos um grupo integrado para direcionar trabalhos no sentido de ficarem prontos para eventuais situações de alagamentos. E esse grupo está atuando agora com o planejamento que já estava sendo feito”, explicou o governador. 

O Corpo de Bombeiros apresentou ao governador Wellington Dias, a Operação Barragem de Bezerro, que lista as cidades em risco; o efetivo empenhado na operação (federal e estadual); missões de cada equipe; operações realizadas até o momento; quantidade de famílias e pessoas resgatadas, nenhum ferido até o momento. Cerca de 453 pessoas já foram retiradas de locais considerados de risco em José de Freitas. Na cidade de Batalha, outras 108 pessoas.

O diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares, fez um pedido ao trabalho da imprensa no sentido de apurar informações corretamente antes de divulgá-las. “Precisamos colocar os fatos de acordo como eles estão acontecendo. Nosso objetivo é diminuir o pânico e tensão das pessoas. Todas as equipes estão a postos trabalhando para que a situação se resolva da melhor forma. A imprensa pode nos ajudar bastante, mas com informações corretas”, afirmou. 

Ainda segundo Vitorino, o alerta de alagamento vai continuar para algumas cidades do Piauí. “Continuaremos com o alerta para algumas regiões, mas é importante esclarecer que nem todas estão diretamente relacionadas ao volume de água do Bezerro, e sim pelo volume de chuvas que vem aumentando nos últimos dias”, disse. Para estas situações também há operações específicas. 
Na última segunda (9), a vice-governadora Margarete Coelho esteve no local e realizou uma reunião com a força tarefa e com prefeitos das cidades de José de Freitas, Barras, Cabeceiras e Lagoa Alegre. As medidas que foram tomadas nesse encontro já foram executadas. 

Doações 
Algumas famílias estão alojadas no Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de José de Freitas. Quem deseja realizar doações pode se dirigir diretamente ao local que fica na Rua Benedito Avelino, 1 - Cidade Nova. A Escola Municipal Agripino Portela também está sendo um ponto de doações. 

  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »