21/04/2018 às 14h10min - Atualizada em 21/04/2018 às 14h10min

Prefeitos do Extremo-Sul assinam Protocolo de Intenção para a criação do Consórcio Público de Saúde

3º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí foi realizado em Gilbués nesta sexta (20)

Portal Corrente

Prefeitos de 24 municípios do Extremo-Sul do Piauí assinaram o Protocolo de Intenções que institui o Consórcio Público Municipal de Saúde Do Extremo Sul Do Piauí. A solenidade aconteceu durante o 3º Encontro das Cidades do Extremo Sul, realizado nesta sexta-feira, 20 de abril, no município de Gilbués.

Estiveram presentes no encontro o governador Wellington Dias (PT), o Ministro da Agricultura Blairo Maggi, o engenheiro Henrique Pires, representando o Palácio do Planalto, a vice-governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, os deputados federais Júlio Cesar, Iracema Portela, Marcelo Castro, Paes Landim e Rodrigo Martins, o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Waldemar Rodrigues, os deputados estaduais Luciano Nunes, Ziza Carvalho, Dr. Pessoa, Robert Rios, Marden Menezes, Júlio Arcoverde e João Mádison, secretários de governo, lideranças políticas e convidados de todos os municípios do Extremo-Sul.

A iniciativa do consórcio de saúde é do prefeito do município de Gilbués, Leo Matos, que destacou a importância da consolidação do consórcio para a região. “Estamos aqui para dar o ponta pé inicial para a criação do consórcio público de saúde do Extremo-Sul do Piauí. Esse documento registra a verdadeira vontade dos 23 prefeitos que estão presentes, enfatizando que nós queremos dignidade no atendimento à saúde do nosso povo - precisamos fazer com que os nossos pacientes sejam atendidos aqui mesmo, que eles parem de sofrer nas ambulâncias para Floriano e Teresina. Peço apoio do governador Wellington Dias, ao senador Ciro e à bancada federal para que nós tenhamos o primeiro consórcio tripartite, funcionando com recursos do Governo Federal, do Governo Estadual e dos municípios”.

Leo Matos ainda destacou a importância da participação das câmaras municipais no processo. “Aos presidentes das câmaras municipais peço que analisem o projeto de lei que fala sobre o rateio dos recursos destinados ao consórcio público. Quanto mais cedo essa lei for apresentada na câmara, analisada, votada e sancionada pelos prefeitos mais rápido será dado início aos estudos, pela Fundação Getúlio Vargas, da realidade do Extremo-Sul e das experiências de sucesso já existentes, como no Ceará e no Paraná. Peço que abracem essa causa para valorizar e melhorar a vida da nossa população”, ressaltou.

Assinaram o Protocolo de Intenções que institui o Consórcio Público Municipal de Saúde do Extremo Sul do Piauí os prefeitos de Monte Alegre do Piauí, Santa Filomena, Corrente, Riacho Frio, Avelino Lopes, Santa Luz, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus, Barreiras do Piauí, Sebastião Barros, Curimatá, São Gonçalo do Gurguéia, Cristalândia do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Currais, Alvorada do Gurguéia, Eliseu Martins, Manoel Emídio, Colônia do Gurguéia, Júlio Borges e Parnaguá.

A iniciativa teve amplo apoio das autoridades presentes, que se comprometeram em auxiliar no que for necessário para criação do Consórcio Público de Saúde.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »