21/05/2018 às 10h17min - Atualizada em 21/05/2018 às 10h17min

Funcionários do Hospital Regional de Corrente participam de treinamento sobre reanimação neonatal

Ascom

O Hospital Regional João Pacheco Cavalcante, em Corrente, realiza até o dia 30 de maio treinamento sobre reanimação e transporte de recém-nascido de alto risco, destinado aos profissionais de saúde da unidade hospitalar e também aqueles que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU). A previsão é de que 120 treinamentos sejam ministrados.

Essa ação é uma das estratégias para minimizar os indicadores de mortes neonatais (entre 0 e 27 dias de vida), que representam cerca de 60 a 70% da mortalidade infantil. De acordo com médico neonatologista Prof. Dr. Renato Lima, estudos apontam que a reanimação, definida de forma ampla como apoio especializado para uma transição bem sucedida ao nascer, tem sido um foco maior dentre os esforços para diminuir a mortalidade neonatal precoce.

 


“A implementação destas intervenções podem consistir em ações de baixo custo e com efetivo impacto sobre a qualidade da assistência ao RN no momento do nascimento e no transporte intra e extra-hospitalar, com significativa redução dos riscos para asfixia e morte”, explica o médico.

A diretora geral do Hospital, Lindaura Perpétua Cavalcanti, destaca a importância da capacitação. “O Hospital Regional de Corrente  é uma unidade de referência para mais de 10 municipios da região Sul e realiza em media 70 partos mensais. O nosso vazio assistencial é muito grande e receber um curso de uma instituição de renome nacional com um profissional altamente qualificado, incluindo todos os nossos profissionais de saude, só trará grandes beneficios para os nossos pacientes, em especial aos nossos recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais”, destaca a diretora.

A enfermeira Débora Moura, que participou do treinamento neste final de semana, declarou que o as técnicas repassadas durante a capacitação são de grande importância para salvar a vida dos recém-nascidos. "Nós sabemos que o índice de mortalidade dos recém-nascidos no Nordeste é grande, ainda mais no interior, e essa capacitação vai nos ajudar muito a não deixar que esses bebês morram por coisas mínimas, e com equipamentos adequados e a técnica correta nós teremos condições de diminuir consideravelmente esse índice aqui na nossa região".

Desde o início do mês de março já foram capacitados profissionais de Floriano, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.

 



Programa de Reanimação Neonatal

Estima-se que até o final deste mês o Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria pretende terá capacitado 670 profissionais de saúde dos hospitais e do SAMU no Piauí, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam na assistência ao recém-nascido. 

Na programação, são abordadas técnicas e atitudes para assegurar a vida de recém-nascidos em situações de emergências, identificando anormalidades e tomada rápida de decisões na realização dos procedimentos necessários, a fim de garantir uma assistência segura aos bebês, além de abordar a realização do transporte intra- e inter-hospitalar do recém-nascido de alto risco de modo eficiente e seguro, com os profissionais do SAMU. 

O curso de Reanimação de RN e de Transporte de Alto Risco de RN pela SBP faz parte de um projeto de Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP). Os estudos se baseiam na “Análise do impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria nos resultados neonatais da mesorregião sudoeste do Piauí”.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »