25/05/2018 às 09h07min - Atualizada em 25/05/2018 às 09h07min

Polo regional da Fetag de Curimatá participa do 5º Enafor em Brasília

Delegados de vários sindicatos de agricultores filiados ao Polo marcam presença no evento que acontece de 21 a 25 de maio

Viviane Setragni
Portal Corrente
Delegados de sindicatos dos trabalhadores rurais de diversos municípios do Extremo-Sul do estado, filiados ao Polo Regional da Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras Familiares (FETAG) do Estado do Piauí, participam do 5º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR/2018), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB).

O encontro, que acontece a cada três anos, é um espaço de formação política do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) que desde 2005 reflete e impulsiona os processos formativos promovidos pela Escola Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (ENFOC), por sindicatos e federações.

O 5° ENAFOR traz como tema: “Educação Popular é Resistir, é Transformar”, com o objetivo de refletir a importância de espaços de formações dentro do Movimento Sindical, principalmente frente a conjuntura de desmonte dos direitos e das políticas públicas conquistadas historicamente pela classe trabalhadora.

Durante a semana, os agricultores participam de Grupos de Aprofundamento Temático, que abordam questões sobre orçamento público, feminismo, privatização dos bens naturais, reforma trabalhista, desmonte das políticas públicas para a agricultura familiar, reforma da Previdência, violência no campo, democratização da comunicação, cidadania e participação popular, entre outros, além de duas feiras de agricultura e oficinas culturais.

A Secretária de Formação da FETAG/PI, Mazé Ribeiro, afirma que a troca de experiências é muito importante para o fortalecimento do movimento sindical do estado. "A nossa expectativa é muito grande, pois são muitas experiências positivas e essa troca de experiências enriquece o nosso trabalho, principalmente em relação à formação dos agricultores, destacando que a nossa delegação é formada por uma equipe muito boa e o movimento sindical do estado do Piauí com certeza sairá fortalecido".

Nesta sexta-feira (25) o 5º Enafor encerra a sua programação, que inclui a realização de um ato na Esplanada dos Ministérios.





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »