02/06/2018 às 10h23min - Atualizada em 02/06/2018 às 10h23min

Vice-governadora Margarete Coelho participa da abertura do Salão do Livro do Piauí

O Salipi é considerado o maior evento literário do Nordeste

CCOM

Considerado o maior evento literário do Nordeste, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) chega à sua 16ª edição e teve abertura oficial na noite desta sexta-feira (01), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A vice-governadora Margarete Coelho esteve presente na solenidade ao lado do reitor da Instituição, José Arimatéia Dantas e do presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes. 

Para o reitor, o evento tem o apoio da Universidade que propicia o acesso ao Salipi de toda a comunidade acadêmica aproximando-a da universidade. “Os alunos da UFPI são o maior público frequntador do Salipi. Trazer o salipi para a universidade faz com que facilitemos aos nossos acadêmicos o acesso ao evento. E, com essa ação, abrimos também as portas da nossa universidade para que a comunidade conheça a nossa instituição”, pontuou o reitor. 

O Salipi integra o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil, está sendo realizado até o dia 10 de Junho no Complexo Cultural Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí. Com trabalho voltado ao incentivo da leitura desde às crianças e adolescentes, o grande homenageado deste ano é o escritor e articulista piauiense Arimathéa Tito Filho. A programação do evento conta com exposições, bate-papos literários, danças, músicas, apresentações teatrais e comercialização de livros. 

O Governo do Estado é parceiro em mais uma edição através das Secretarias de Educação e Cultura. De acordo com Cássio Gomes, sem essas parcerias o evento não conseguiria ser realizado. “Mais uma ano e nós temos o apoio do Governo que por meio de um projeto cultural e educacional, patrocina o cheque livro beneficiando milhares de alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Os cheques, no valor total de R$200 mil, serão utilizados para que os estudantes possam adquirir e tenham acesso facilitado aos livros durante o evento”, explicou Cássio.

Encantada com a proposta do evento e frequentadora anual da feira, a vice-governadora pontua que é um evento consolidado no calendário cultural do piauiense. “O Salipi já é um evento consolidado, é daqui para frente sempre e é uma atração já aguardada e esperada pelo povo piauiense. A expectativa é de boas palestras, de muito movimento e de gente aqui aproveitando tudo que esse espaço tem a oferecer a partir de hoje, isto é, mais um salipi trazendo sempre cultura e lazer aos piauienses”, concluiu Margarete.

Com uma programação diversificada, o Salipi traz esse ano o cantor e poeta Gabriel O Pensador e no encerramento o cantor Chico César e a banda piauiense Validuaté. Grandes nomes da literatura nacional e piauiense também passarão pelo evento, com destaque para Bráulio Bessa (CE), Márcia Tiburi (RS), Germano Dutra (SC), Luiz Ruffato (MG), José de Nicola (SP) e Lucas de Nicola (SP), Inês Mapurunga (CE), Roseana Murray (RJ) e curso de literatura clássica com a professora piauiense Danny Barradas.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »