17/06/2018 às 12h12min - Atualizada em 17/06/2018 às 12h12min

Documentário da TV alemã sobre a Serra da Capivara ganha prêmio

Por André Pessoa

A maior emissora de televisão pública da Alemanha e uma das maiores da Europa, a ZDF, acaba de ganhar o prêmio VerCiência com o documentário sobre o “Homem Americano” da série TERRA X, especializado em ciência, meio ambiente e expedições.

O filme simplesmente ficou magnifico, certamente o melhor e mais completo documentário já feito sobre as pesquisas científicas no Parque Nacional Serra da Capivara. Desde a sua exibição as portas da Europa se abriram ao Piauí. Uma exposição fotográfica na Alemanha ficou quase um ano em cartaz e no mês de março um grupo de 11 jornalistas da Áustria, Alemanha e Suíça estiveram no Brasil para conhecer a Serra da Capivara.

Tudo graças a coordenação de Uwe Weibrecht e apoio do Governo do Piauí, tendo a participação direta da Vice-Governadora Margarete Coelho, que chegou a ir duas vezes na Alemanha para viabilizar os projetos. Sem dúvidas o documentário está projetando de forma importante o Piauí e suas riquezas naturais e culturais pela Alemanha, Europa e repercussão no mundo inteiro.

Além de gravar no Piauí a equipe da ZDF foi a Chapada Diamantina, na Bahia, e aos Estados Unidos e França para entrevistas com pesquisadores. Para os trabalhos no Piauí a equipe usou dois aviões, um helicóptero, um balão e um drone gigante para fazer imagens aéreas.

Também foram feitas cenas de reconstituição da pré-história com personagens da própria região e toda a equipe local, da qual fiz a produção e fiquei responsável, foi contratada em São Raimundo Nonato.

Sem sombra de dúvidas um marco para a carreira profissional de todos os que participaram desse projeto que agora é premiado. A solenidade de entrega do troféu VerCiência 2018 será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro.

Para ver o making of do documentário, acesse os link's:

http://www.zdf.de/dokumentation/terra-x/videos/oktokopter-making-of-100.html

https://www.zdf.de/dokumentation/terra-x/videos/serradacapivara-102.html

Para assistir ao filme original:

https://www.zdf.de/dokumentation/terra-x/sensationsfund-in-brasilien-100.html


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »