01/07/2018 às 11h40min - Atualizada em 01/07/2018 às 11h40min

UNESCO lança livro sobre sítios arqueológicos do Brasi

Publicação traz fotos de André Pessoa e destaque para a Serra da Capivara

Agência Raízes do Piauí

A representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em conjunto com a Editora Brasileira, lançou o livro Sítios Arqueológicos Brasileiros (Brazilian Archeological Sites), que faz um apanhado das principais áreas arqueológicas do país.

Como não poderia ser diferente, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é o destaque da publicação bilingue que tem capa dura e pode ser encontrada nas principais livrarias do Brasil, inclusive para compra pela internet.

O livro é ricamente ilustrado com imagens dos fotógrafos André Pessoa (que faz a documentação científica da reserva federal desde o começo da década de 1990), Marcos Piffer e também com fotografias da Agência Estado (AE) e da Folhapress.

"Sítios arqueológicos não são apenas locais ocupados por seres humanos em um passado muito remoto. No Brasil, há também os chamados sítios 'históricos', ou seja, posteriores à ocupação portuguesa do território brasileiro. É o caso das ruínas do Engenho São Jorge dos Erasmos, em Santos, no litoral de São Paulo", explica a arqueóloga Cristiane de Andrade Buco, que assina os textos da publicação.

Para a pesquisadora paulista Niéde Guidon, que dirige a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), e fez a introdução do livro, a publicação oferece aos brasileiros a oportunidade de conhecer uma parte do passado do país.

"O conjunto de sítios arqueológicos brasileiros mostra o alto grau de desenvolvimento cultural e tecnológico das populações que viveram no país antes da ocupação europeia e que sofreram, ao longo dos últimos cinco séculos, um dos maiores etnocídios da história humana", escreve Guidon.

Para os interessados em conhecer a publicação, a UNESCO disponibilizou o livro na íntegra pela internet em formato PDF. Para baixar o arquivo acesse o site:

http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002335/233500m.pdf


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »