13/10/2013 às 22h58min - Atualizada em 13/10/2013 às 22h58min

Agricultores familiares receberão kits de irrigação

A perspectiva é de que, a partir de novembro, seja iniciado o trabalho de distribuição desses kits para todo o estado

CCom

Até o final deste mês, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deverá licitar a compra de mil kits de irrigação destinados a agricultores familiares, adquiridos através de emenda individual do deputado federal Jesus Rodrigues (PT), no valor de R$ 1,3 milhões. A perspectiva é de que, a partir de novembro, seja iniciado o trabalho de distribuição desses kits para todo o estado. 

Cada kit tem capacidade para irrigar até 500 metros quadrados por sistema de gotejamento, que permite o plantio de culturas como: melancia, milho verde, alface, coentro, cheiro verde, cenoura, beterraba, entre outros. 

O objetivo é garantir não só a segurança alimentar dos beneficiados, mas também a geração de trabalho e renda com a venda dos alimentos produzidos. “Esses equipamentos são instrumentos de superação, que certamente levarão as mil famílias contempladas a uma condição de vida melhor, porque elas terão condição de produzir mais. Aumentando a produção nós temos também a oportunidade de oferecer produtos alimentícios a preços mais acessíveis à população”, destaca Jesus Rodrigues. 

Outra emenda do deputado, no valor de R$ 100 mil, já está assegurada junto ao Ministério da Agricultura para a capacitação dos mil agricultores que receberão os kits de irrigação. O treinamento será feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Secção Piauí (SENAR) visando auxiliar na montagem e na compreensão do funcionamento do conjunto, buscando aumentar as perspectivas de uso real do equipamento. 

Além disso, será a primeira vez que agricultores familiares piauienses receberão kits de irrigação com treinamento adequado e com mercado garantido através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Essa é uma iniciativa pioneira no Piauí e queremos que ela seja multiplicada”, afirma o parlamentar. 

Jesus Rodrigues tem a agricultura familiar como foco do seu mandato e tem destinado boa parte de suas emendas à aquisição de tratores para associações de moradores de assentamentos e sindicatos de trabalhadores rurais. Agricultores dos municípios de São Félix do Piauí, Santa Filomena, Sigefredo Pacheco, Altos, Aroazes, Batalha, Corrente, Curralinhos, Hugo Napoleão, Passagem Franca, Piripiri e Teresina já foram contemplados com tratores.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »