01/07/2017 às 18h05min - Atualizada em 01/07/2017 às 18h05min

Ação & Aventura no Vale do Gurgueia: Ciclistas de Corrente pedalam 180 km até o Jalapão

Por Gabriela Aguiar

Portal Corrente
Expedição Jalapão

O Jalapão, ao leste do estado do Tocantins, é considerado um verdadeiro paraíso por sua beleza natural exuberante. Rodeado por rios, riachos e cachoeiras, o local pode ser considerado um verdadeiro oásis em meio a vegetação árida.

A viajem para o Jalapão é sempre uma aventura. Mas você já imaginou viajar parar lá de bicicleta? Pois foi o que uma equipe da cidade de Corrente fez! Foram 178,2 km percorridos e 1.694 metros de ganhos de elevação. Um desafio e tanto!

A Expedição Jalapão, como foi chamada pela equipe, teve como idealizador o empresário Marquinho Aguiar e foi organizada com a ajuda de Almezir Viana, Cristiana Aguiar e João Antério (Theor), o último não pôde participar por motivos de saúde.

A equipe de bikers saiu de Corrente às 4h40min, chegando à Serra das Mangabeiras às 6h. Segundo o idealizador, a subida da serra foi feita com muita dificuldade e demorou quase uma hora. Uma parte do percurso foi feita empurrando as bicicletas e na outra parte elas tiveram que ser carregadas no ombro.

Logo após a dificultosa subida, seguiram em direção à Fazenda Relevo, que fica aproximadamente a 35 km de Corrente. Uma pequena pausa para o descanso, onde a equipe tomou o café da manhã.

Às 8h30min a equipe já estava novamente pedalando pela estrada. “Esse trecho da estrada foi bastante favorável para pedalar, pois é formada basicamente de terra de chão batido e sem tráfego de veículos. Logo depois adentramos a BA 225, na qual pegamos uns 15km de asfalto”, contou Marquinho Aguiar.

Faltando aproximadamente 20km para chegarem às margens do rio Sassafraz mais uma dose de adrenalina para a aventura: uma das bicicletas furou o pneu! Mas nenhum problema: logo, logo isso foi resolvido com a ajuda do carro de apoio.

A equipe chegou ao Rio Sassafraz, ponto de almoço, por volta do meio dia. Até o momento, já distavam 100km da cidade de Corrente. Bem longe, não é? Mas ainda tinham muito que percorrer!

Após um pequeno descanso, às 14h 30min, saíram em direção ao rio Galhão. E aí surgiu mais um pequeno obstáculo: uma das bikes quebrou o câmbio logo na subida da serra e teve que ir para o carro de apoio. “A referida serra é bastante íngreme e com muitas curvas fechadas”, explicou a organização da expedição.

Mas nem os problemas com as bicicletas, nem o sol escaldante, nem a estrada de areia e a poeira desanimaram essa turma! Eles continuaram pedalando até o Rio Galhão, no qual chegaram às 17h, para montarem o acampamento. Onde ficariam até a manhã seguinte, antes de seguirem para o destino final.

O dia amanheceu ensolarado. A equipe já havia pedalado 140km no dia anterior, mas ainda faltavam aproximadamente 40km para a chegada ao Jalapão.

Quem achou que essa parte seria a mais fácil, se enganou! O trecho de 40km foi o mais difícil de ser percorrido, por ser composto basicamente de areia e subidas que chegavam a 4km de extensão. Ufa, haja fôlego!

Ao meio dia do dia 16/06, após 178,2 km pedalados, a recompensa chegou: os bikers adentraram o Parque Estadual do Jalapão e puderam desfrutar de toda a beleza da região. Sem dúvidas, uma experiência muito desafiadora e libertadora!

Homens e mulheres superaram desafios e quebraram seus próprios recordes. Provaram para si e para os outros que são capazes! Toda a equipe da Expedição Jalapão está de parabéns por cumprirem com raça o objetivo.

Participaram da Expedição:

Marquinho Aguiar, Cristiana Aguiar, Almezir Viana, Cristiane Viana, Natan Reis, Ruan Lobato, Marcio Tissiani, Joabe Santana, Zaqueu Santana e William Schmidt.

Equipe de Apoio: Adenisson Mendes (Denso), Rafael Custódio, Juliana Tissiani, Guilherme Tissiani e Gabriela Tissiani.

 

Conte sua experiência! Envie-nos suas fotos sobre passeios e trilhas no belíssimo interior do Vale do Gurgueia!
Whatsapp (89) 99982-0310. Email: vsetragni@gmail.com.

 

Link
Relacionadas »
Comentários »
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp