29/06/2021 às 10h12min - Atualizada em 29/06/2021 às 10h12min

Governo do Estado lança aplicativo que irá agilizar registro e transferência de imóveis no Piauí

Redação
Imagem ilustrativa (Piauí Sempre Verde)

O governador Wellington Dias lançou nesta segunda-feira (28), em solenidade no Palácio de Karnak, o aplicativo Regina (Registro de Informações Agrárias), desenvolvido pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi) para facilitar o registro e transferência de imóveis no Piauí.

O aplicativo está dentro de um programa de modernização do Interpi, por meio do PRO Piauí Modernidade, e permitirá o encaminhamento e recepção de títulos para registro de forma digital, simples e rápida, conectando, simultaneamente, o Interpi, a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Piauí (Anoreg-PI) e qualquer cartório de registro de imóveis que esteja utilizando o sistema.

Os principais beneficiados com o programa são os agricultores familiares, os povos e comunidades tradicionais e investidores, levando agilidade, segurança na transação, proatividade e economia.

“Estamos dando um passo muito importante para o estado do Piauí. A não-regularização fundiária, tanto na área urbana quanto rural, era uma pedra no caminho para o desenvolvimento. Por isso, desde 2003, já conseguimos regularizar cerca de quatro milhões de hectares e temos dois milhões em fase de bem avançada. Então, é um passo que queremos para todo o estado, caminhar na linha da modernização”, afirmou o governador.

O nome da nova ferramenta tecnológica representa uma homenagem à ex-diretora setorial, Regina Lourdes, que faleceu em março passado vítima da Covid-19, pouco meses antes da finalização do aplicativo, representada pelo esposo, Manoel Costa, e pela filha da servidora, Patrícia Costa. “Nos sentimos muito orgulhosos com essa linda e significativa homenagem, nossa Regina certamente está feliz com essa conquista”, disse Patrícia.

O aplicativo Regina está à disposição de todos os cartórios que trabalham com registro de imóveis e desejem adotar o sistema.

O evento teve público restrito e foi transmitido pelo Youtube. Contou com a presença da vice-governadora, Regina Sousa, de representantes do Poder Judiciário, que participaram de forma virtual, do secretário de Estado da Fazenda e coordenador-geral do PRO Piauí, Rafael Fonteles, da secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sádia Castro, da diretora-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH), Gilvana Gayoso, e da presidente da Anoreg-PI, Fernanda Maria Ribeiro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »