22/01/2014 às 00h01min - Atualizada em 22/01/2014 às 00h01min

Governador entrega 90 títulos de propriedade em Redenção do Gurguéia

Mais de quatro mil famílias já foram beneficiadas pelo programa estadual de regularização fundiária.

CCom

O governador Wilson Martins entregou, na manhã desta terça-feira (21), no município de Redenção do Gurguéia, distante quase 700 quilômetros da capital, 90 títulos de terra para famílias da região que finalmente realizam o sonho de ter a posse legal do seu patrimônio. Os investimentos feitos na regularização desses títulos foram de R$ 210 mil e fazem parte da política estadual, que tem como meta regularizar em torno de 10 mil pequenas propriedades até o fim de 2014.

Para Wilson Martins, os títulos garantem novas oportunidades de benefícios para as famílias que vivem da terra e nela apostam seu futuro. “Esses documentos de propriedade agora são um patrimônio de cada família beneficiada. Elas poderão fazer da terra um bem para o futuro e também para o presente. Esse é o primeiro passo para muitas outras oportunidades de investimentos e também uma porta para alcançar outros benefícios, destaca o governador.

O presidente do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Tadeu Maia, também presente na solenidade de entrega dos títulos, ressaltou que a regularização fundiária representa um divisor de águas para as famílias contempladas. “Para quem tem muito esse programa do Governo do Estado representa pouco, mas para quem não tem, isso significa a realização de um sonho há muito tempo acalentado”, disse.

Um desses sonhadores é a trabalhadora rural Catarina Pereira dos Santos, 83 anos, mãe de 12 filhos e há 30 anos esperando pela garantia da posse da sua terra que agora chegou. “Para mim isso significa uma coisa muito boa, porque era um desejo receber esse documento. Trabalhei muito na roça, sofrendo e levando muita chuva e sol na cara para poder conseguir o sustento da família. Então, é um direito conquistado”, revela.

Para Anderson de Araújo Costa, 70 anos e lavrador há 32 anos, o momento é de comemoração. “Estou muito feliz e só agradeço a Deus e ao governador por isso. Eu nunca esperava que na minha idade ainda tivesse nas mãos a posse da minha terra”, afirma.

Os títulos entregues para as famílias de Redenção do Gurguéia totalizam uma área de 3.180.81,58 hectares pertencentes ao patrimônio imobiliário do Estado. Os hectares entregues estão situados nas localidades Raposa, Mesquita e Bom Sucesso, sendo beneficiadas, respectivamente, 29, 11 e 50 famílias.

Segundo ainda Tadeu Maia, a prioridade do Governo do Estado é proporcionar a regularização fundiária das propriedades que possuem até 100 hectares e onde as pessoas trabalham há muito tempo, alguns há mais de 50 anos, e que ainda não são donas das terras.

Inauguração e ordem de serviço

Ainda em Redenção, o governador Wilson Martins irá inaugurar a reforma da Unidade Escolar Petrônio Portela e fazer a entrega de 230 bicicletas do Programa Pedala Piauí, além de assinatura da Ordem de Serviço para pavimentação da rodovia que liga Redenção a Curimatá e visita às obras de pavimentação asfáltica do trecho: BR 135 à Serra do Quilombo/povoado Palestina.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »