22/09/2021 às 09h30min - Atualizada em 22/09/2021 às 09h30min

Devastação: queimadas entre os municípios de Morro Cabeça no Tempo e Curimatá destroem vegetação, plantações, animais e colocam em risco a vida humana

Viviane Setragni; colaboração: Ronaldo Luz (ativista social)
Portal Corrente
Está cada vez mais difícil contabilizar a quantidade de incêndios na região Extremo-Sul do estado do Piauí, principalmente entre os municípios de Avelino Lopes, Curimatá e Morro Cabeça no Tempo, que há mais de uma semana sofrem com o avanço ininterrupto do fogo. O quadro de destruição é desolador e os moradores lutam com os próprios recursos, pedem ajuda às autoridades e rezam para que suas propriedades não sejam destruídas, incluindo plantações, rebanhos e moradias.

Até mesmo o tráfego entre as cidades tornou-se perigoso, uma vez que as marges das rodovias possuem vários trachos com queimadas, colocando em risco os veículos que trafegam pelas mesmas.

 
Em um vídeo, um morador de Morro Cabeça no Tempo lamenta a destruição. "Aqui nessa fazenda queimou tudo, até animais, e tá destruindo tudo. A natureza sofre". Em outro é possível ouvir o desespero de uma moradora que tem a sua casa cercada pelo fogo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INPE), o clima na região permanece seco, com alerta laranja para baixa umidade, que varia entre 20% e 12%, favorecendo ainda mais a propagação dos incêndios. Não há qualquer previsão de chuva para os próximos 15 dias.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »