04/11/2021 às 13h52min - Atualizada em 04/11/2021 às 13h52min

Estudantes dos municípios jurisdicionadas à 15ª GRE voltam às aulas presenciais com alegria e emoção

Depois de praticamente 20 meses com aulas presenciais suspensas por causa da pandemia, rede estadual volta às aulas 100% presenciais em meio à nova realidade

Viviane Setragni
Portal Corrente

Seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc), estudantes da rede estadual de ensino retornaram às salas de aula nesta quarta-feira, 3 de novembro.

A volta das aulas presenciais já havia iniciado no mês de setembro e outubro, com o retorno gradativo dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio, e dos estudantes do 5º e do 9º anos do ensino fundamental.
 

Na área jurisdicionada à 15ª Gerência Regional de Educação (15ª GRE), que abrange todos os municípios do Extremo-Sul do Estado, as escolas também abriram novamente as portas aos alunos dos anos restantes, depois de praticamente 20 meses de fechamento e de aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19.

A diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, de Corrente, uma das maiores escolas da região, Priscila de Souza Barbosa, relata a emoção e o entusiasmo dos alunos no retorno às aulas presenciais.
 

“Hoje (3) foi o primeiro dia e foi muito gratificante vermos a alegria e a emoção no rostinho de cada um dos estudantes, principalmente dos primeiros anos, que fizeram as suas matrículas mas nunca tiveram a oportunidade de vir à escola. Mesmo faltando pouco mais de um mês e meio para finalizar o ano, é muito importante esse contato do aluno com a escola para que ele se sinta mais tranquilo e mais seguro para o ano que vem”, afirma a gestora

Ela explica que um grande esquema para o cumprimento dos protocolos obrigatórios foi montado, adaptando a escola às necessidades de segurança sanitária. “Nós montamos um amplo protocolo sanitário – espalhamos lavatórios por toda a escola, disponibilizamos álcool em gel em todas as salas e procuramos manter, o máximo que o espaço nos permite, o distanciamento social. Nós estamos de certa forma apreensivos, mas ao mesmo tempo muito felizes pelo retorno das aulas presenciais, era um sonho que todos nós tínhamos, mesmo diante de tudo o que nós passamos, das nossas aflições, dificuldades e perdas para a Covid”, acrescenta.
 


 

O gerente da 15ª Gerência Regional de Educação, professor Carlos Omar  Mascarenhas de Araújo, afirma que quase 100% das escolas retornaram às aulas presenciais, com poucas exceções. “Temos alguns casos pontuais em que o transporte escolar ainda não foi regularizado, como é o caso de Avelino Lopes. Em outras escolas, a adaptação para o cumprimento dos protocolos sanitários ainda não foi concluída. Mas nós já fizemos a solicitação à Seduc e estamos certos de que tudo será resolvido brevemente”, pontuou o gestor.

Os municípios jurisdicionados à 15ª GRE compreendem Avelino Lopes. Corrente, Cristalândia do Piauí, Curimatá, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Parnaguá, Riacho Frio, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Barros. Atualmente estão matriculados na rede estadual de ensino da 15ª GRE 8.142 alunos.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »