15/11/2021 às 15h59min - Atualizada em 15/11/2021 às 15h59min

Estão abertas as inscrições para cursos técnicos do IFPI

Para Corrente estão sendo disponibilizadas 200 vagas em cursos concomitantes e subsequentes. Confira aqui o edital e o quadro de vagas.

Redação
Estão abertas as inscrições para o Exame Classificatório do Instituto Federal do Piauí (IFPI). O teste selecionará alunos para ingresso em 3.955 vagas nos cursos técnicos da instituição no primeiro período letivo de 2022. Essa edição marcará o retorno da aplicação de provas presenciais. Outras novidades são a redução do valor da taxa de inscrição e a ampliação do número de candidatos que serão isentos do pagamento da inscrição.

Nesta edição, as vagas estão sendo ofertadas para os campi dos municípios de Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, Uruçuí e Valença.

Os cursos técnicos do IFPI são gratuitos e ofertados em três formas: integrada ao ensino médio, para quem já concluiu ou esteja concluindo, em 2021, o ensino fundamental; concomitante, para quem vai cursar, em 2022, o ensino médio em outra instituição; e subsequente, para quem tiver concluído o ensino médio até a data da matrícula.


Inscrições

Os interessados poderão se inscrever no Exame Classificatório, no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br, até o dia 12 de dezembro. O pagamento da taxa de inscrição, que teve o valor reduzido para 20 reais, poderá ser feito até 13 de dezembro.

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade do candidato transexual, travesti ou transgênero pedir o uso de nome social, designação pela qual se identifica e é socialmente reconhecida. O candidato deverá solicitar o uso do nome social, em selecao.ifpi.edu.br, de 3 a 5 de novembro,  anexando os documentos listados no edital, digitalizados, em arquivo único em PDF.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

O candidato que não enviar os documentos previstos dentro do período estabelecido no cronograma do edital ou tiver sua solicitação de heteroidentificação indeferida e sua inscrição confirmada será remanejado para concorrer às vagas de ampla concorrência.

Provas

As provas do Exame Classificatório serão aplicadas no domingo, 16 de janeiro de 2022. Os centros de aplicação de prova poderão ser consultados a partir do dia 12 de janeiro. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final será divulgado a partir do dia 4 de fevereiro.

Confira:


Edital
Anexos
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »