23/11/2021 às 07h30min - Atualizada em 23/11/2021 às 07h30min

Alunas da rede estadual são beneficiadas com Programa de Acesso à Higiene Íntima

Redação

Somente da Unidade Escolar Deromi Soares, localizada no município de Buriti dos Montes, 142 estudantes serão beneficiados com o Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima, que distribuirá absorventes a estudantes matriculados nas escolas da rede estadual como forma de ajudar a resolver questões ligadas à chamada pobreza menstrual. A iniciativa, que foi anunciada em outubro de 2021 pelo governador do Estado, Wellington Dias, será realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A gestora da escola, Jakeline Marinho Soares, comemora o benefício e explica que cada aluna receberá o seu kit. “Recebemos o comunicado com a normativa sobre o programa e ficamos muito felizes pela sensibilidade. Temos 142 alunas matriculadas e, com o recurso que já recebemos, demos início à aquisição dos itens e, assim que recebermos a mercadoria, faremos a entrega. Muitas de nossas alunas da zona rural deixam de vir para a escola pela falta desse item básico, que é tão necessário durante o período menstrual. A partir de agora, poderemos contemplar mensalmente essas alunas com os absorventes, pois o recurso já está na conta do conselho”, disse.

Para a gestora da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lucymeire Medeiros, a ação possibilitará dignidade às nossas estudantes. “Além da dignidade, a medida torna-se também uma estratégia de permanência na Escola, tendo em vista que muitas vezes a ausência desse item básico de higiene é motivo de vergonha e sofrimento, levando inclusive ao afastamento do ambiente escolar. Nosso governador e nosso secretário de Educação estão de parabéns pela sensibilidade e cuidado com nossas meninas e mulheres estudantes das escolas estaduais”, afirma.

Todas as escolas da rede pública estadual serão contempladas com o programa. A distribuição terá como base o Censo Escolar e a estimativa é que mais de 107 mil meninas, a partir de 9 anos, sejam beneficiadas com a distribuição de absorventes. As escolas receberão 5,00 por cada estudante para adquirir os produtos e serão responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade das estudantes.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Hesíchia de Sousa Brito, localizado na cidade de Piracuruca, 420 alunas da sede da escola e dois anexos já receberam os absorventes, nessa segunda-feira (22), por meio do Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima.

Segundo o diretor da escoa, Idelson Escorcio, as estudantes foram informadas sobre a lei estadual que trata da distribuição dos absorventes íntimos. “A escola, cumprindo seu dever de zelar pelo que determina o secretário Ellen Gera quanto à atenção especial aos alunos, iniciou a distribuição. Este é um grande momento para a rede estadual de ensino, pois é uma ação que nos permite cuidar das nossas estudantes que são bem cuidadas  em nossas escolas”, destacou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »