03/01/2022 às 15h11min - Atualizada em 03/01/2022 às 15h11min

Rio Parnaíba começa a transbordar em Floriano

Cidade Verde



Algumas áreas da cidade de Floriano já sofrem com o transbordamento do Rio Parnaíba nesta segunda-feira (3). Na avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão, o nível do Velho Monge já ultrapassou o da pista, provocando alagamento no local. 

De acordo com o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Criticados (Sace), divulgado nesta tarde (3) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Parnaíba vai superar a cota de inundação por volta das 21h de hoje. 

Na última medição, realizada pelo órgão por volta das 13h no ponto de monitoramento instalado em Barão de Grajaú, cidade do Maranhão vizinha à piauiense, o nível do rio era de 863cm, próximo a de inundação, que é 898cm. 

 


 

Ações

Por conta disso, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu parte do seu secretariado na manhã de hoje (3) para discutir o cenário e planejar ações. “A nossa preocupação se concentra em alguns pontos que podem ter refluxo das águas, com a cheia do rio e com o acúmulo de águas das chuvas intensas, já que a nossa cidade é cortada por muitos riachos e pontos mais baixos podem ser prejudicados”, pontuou.

Além da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, equipes da pasta de Infraestrutura também foram acionadas para agir em qualquer necessidade. “Não há mais o risco da população ser afetada, porque os moradores da zona ribeirinha foram transferidos ao longo dos anos para os cojuntos habtacionais que foram feitos, mas estamos fazendo monitoramento na cidade. Há alguns trechos onde o asfalto foi danificado e que não dá pra fazer reparos enquanto estiver chovendo”, concluiu Nilson Ferreira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »