14/01/2022 às 18h02min - Atualizada em 14/01/2022 às 18h02min

Vacinas pediátricas contra a Covid-19 chegam ao Piauí

Redação
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu,na tarde desta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas pediátricas da Pfizer para imunizar crianças de 05 a 11 anos contra a Covid-19 no Piauí. São 20 mil e 200  doses que já deveriam ter chegado ao estado, mas o voo foi cancelado em virtude da tripulação ter testado positivo para o coronavírus. Em novo comunicado, o Ministério da Saúde informou o novo horário do voo para o Piauí trazendo as vacinas, que já estão na Rede de Frio para distribuição.

O governador Wellington Dias celebra a chegada das vacinas para as crianças e reafirma o compromisso do Governo do Estado para vacinar os piauienses. “Essa chegada é muito importante, estamos alinhados com os municípios para fazermos rapidamente. Seguimos a ciência e o nosso objetivo é salvar vidas e, nesse caso, salvar vida de crianças. Vamos seguir a regra, vacinando primeiro as crianças com comorbidades, mas vamos a partir do critério da idade vacinar todas as nossas crianças”, disse. 

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que a Sesapi tem logística para distribuir as doses aos municípios até 12 horas após a chegada. "Amanhã nossas equipes já farão as entregas dos imunizantes para as Regionais de Saúde, onde os municípios poderão fazer a retirada”.

O Ministério da Saúde estima que 331.432 crianças nesta faixa etária devem ser imunizadas no estado."Pedimos aos nossos gestores municipais que organizem suas equipes para que a vacinação das crianças aconteça de forma ágil e segura", reforça o secretário. 

A vacinação para este público será realizada com o imunizante da Pfizer, único, até o momento, autorizado para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa). O intervalo entre a primeira e segunda dose é 8 semanas. Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação.

A vacinação deverá ser iniciada por crianças com comorbidades, acamados, com deficiência permanente, indígenas, quilombolas e depois de forma decrescente para público em geral.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »