24/01/2022 às 13h24min - Atualizada em 24/01/2022 às 13h24min

Professores de Parnaguá realizam manifestação pelo salário não pago de dezembro

Viviane Setragni
Portal Corrente
Os professores da rede municipal de ensino de Parnaguá realizaram, na manhã desta segunda-feira (24), uma manifestação reivindicando o salário de dezembro de 2021, ainda não pago. A manifestação foi inicialmente até a Secretaria Municipal de Educação, posteriormente até a sede da prefeitura, e por fim os professores estiveram também junto ao Fórum da cidade.

"Nosso primeiro ponto foi tentar entender o motivo pelo qual não recebemos o salário de dezembro, por isso fomos primeiro na Secretaria de Educação, mas ela estava fechada, parece que está em reforma. Depois fomos até a prefeitura, falamos com o Secretário de Finanças, Josué, e ele disse que não poderia responder nenhum dos nossos questionamentos, pois seriam de competência da Secretaria de Educação. Depois de andarmos pelas ruas da cidade informando a sociedade o que está acontecendo, e fomos até o Forum tentar falar com a juíza, mas fomos informados de que, por conta da pandemia, ela está atendendo apenas por vídeoconferência, ficamos de agendar um horário com ela. Mas a nossa principal reivindicação são os salários de dezembro, que ainda não foram pagos", relatou uma das professoras, que prefere não se identificar.

Ao Portal Corrente, o secretário municipal de Educação, Tharig Levy Silva de Castro, respondeu que a classe já foi informada sobre os motivos do atraso. "O motivo dos atrasos são os mesmos que a gestão há tempos tem lutado para tentar equilibrar e resolver: pouco recurso e alto valor de folha. Todas as informações e explicações já foram passadas e são passadas sempre à classe, quando essa manifesta interesse em saber do problema.Temos a certeza de que temos sido transparentes o suficiente para nutrir a ideia de que as adversidades são enfrentadas com diálogo e união e não com discórdia e desentendimento", disse o gestor.

O secretário prossegue dizendo que está sempre aberto ao diálogo, e ainda pede mais envolvimento dos educadores. "Estamos sempre abertos a conversas e amostras de soluções. Aceitaríamos também, com ânimo, essa mesma animação e coragem apresentada em manifestos para tentarmos manifestar também um maior interesse pelo ensino, melhor educação, buscar juntos soluções e assim melhorar nossos índices em avaliações e resultados que a tempos estão bem precários. E talvez isso sim seria uma solução", reforça.

Acompanharam a manifestação dos professores os vereadores Leninha, (PSD), professor Guido (PSD), Roberto (PSD) e Pepe (PSD). Apesar da fala do gestor, a vereadora Leninha, que também é professora, afirma que nenhuma explicação convincente foi apresentada. "Não nos explicou nada! Só disse que não tem recursos! Mas tomaremos as providências legais que nos cabem", acrescenta a parlamentar.

Já o vereador Guido relata que o secretário tem atendido somente através de mensagens, e que o mesmo afirma que o motivo é a falta de recursos. "Nós sabemos que falta de recursos não é, porque nós acompanhamos o portal da transparência e sabemos quanto entrou pra Educação de Parnaguá. Os professores estão sem receber e não tem nem previsão de pagar esse salário. Mas nós tomaremos providências", reforça o vereador.

Os professores informaram ainda que, embora o sindicato representante da classe não estivesse presente na manifestação, eles são apoiados pela entidade. 





 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »