24/01/2022 às 15h19min - Atualizada em 24/01/2022 às 15h19min

Serviços de Enfermagem da Unidade Mista de Gilbués são interditados pelo Coren-PI

Coren-PI

Na manhã de hoje, 24, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) interditou os serviços de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Areolino Macarenhas, no município de Guibués-PI.

A Interdição Ética aconteceu após as etapas de fiscalização, notificação e abertura de procedimento de sindicância do Coren-PI, sem que houvesse retorno da diretoria do hospital e da Secretaria de Saúde do município. Duas ilegalidades merecem destaque: a inexistência de enfermeiro 24 horas e a ausência de enfermeiro responsável técnico pelos serviços de Enfermagem.

Entre as atribuições do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Enfermagem está o monitoramento de práticas ou abstenções relacionados à Enfermagem que ponham em risco a segurança ou a saúde pública. Assim, o objetivo desse tipo de intervenção é proteger a boa prática de Enfermagem e o direito à saúde do cidadão. Estiveram presentes na Interdição os conselheiros: T.E e Enf. Wendel Alves, T.E e Enf. Antônio Santos e Enfª Elisângela Varonil e o assessor técnico, Enf. Arthur Antunes.

“A unidade de saúde em funcionamento sem enfermeiro 24h e sem enfermeiro responsável técnico é uma situação que coloca a qualidade do serviço de Enfermagem prestado em risco, tanto para os profissionais, como para a sociedade. Com o objetivo de proteger a todos, o Coren-PI realizou essa intervenção”, explicou o conselheiro Wendel.

Os responsáveis pela unidade de saúde podem solicitar a desinterdição a qualquer momento, desde que sanadas as irregularidades. A comitiva do Coren-PI continua sua viagem pelo Sul do estado, onde mais duas interdições éticas estão previstas para os próximos dias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »