15/02/2022 às 11h16min - Atualizada em 15/02/2022 às 11h16min

Parnaíba é sede do Fórum Brasileiro de ZPEs

Redação

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (15), da abertura do Fórum Brasileiro de ZPEs, que está sendo realizado em Parnaíba e tem como tema “O novo Marco Legal e a Efetiva Implantação das ZPEs no Brasil”.

O evento faz parte da programação de inauguração da ZPE Parnaíba com a conclusão da última etapa que é a implantação da sua Área de Despacho Aduaneiro (ADA), e reúne nome internacionais como Juan Torrents, membro-fundador e presidente da Federação Mundial de Zonas Francas (Femoza), sediada em Genebra (Suíça); Ekaterina Evdokimova, membra fundadora e sócia-gerente da Stupino Quadrat, a primeira zona econômica especial privada da Rússia; e Witold Uhma, diretor do Departamento de Auditoria, Análise e Controle da Zona Econômica Especial de Katowice, a maior zona de livre comércio da Polônia.

O Fórum é uma iniciativa da Associação Brasileira de ZPEs (Abrazpe) e conta com o apoio do Governo do Piauí, da Investe Piauí e da ZPE Parnaíba. Para o governador Wellington Dias, a realização de um evento como esse permite uma grande troca de experiência e fortalece a atração de investimento. O gestor destacou a presença de entidades nacionais e internacionais. “São experiências que, com certeza, ajudarão o Piauí e mais 14 estados que já têm a aprovação de ZPE, para que a gente possa alcançar uma condição de ampliação de exportação e com isso gerar emprego e renda em mais regiões do Brasil, contribuindo para a elevação do setor industrial e de serviços em áreas que muito precisam, aqui me Parnaíba e em outra regiões”, disse.

O presidente da Investe Piauí, Victo Hugo Almeida, destacou que o evento é uma oportunidade que 14 estados brasileiros que se dedicam às zonas de processamento de exportação têm discutido diversos temas importantes para a implantação da zona de processamento de importação. “Temos aqui a presença de 14 estados buscando a experiência do Piauí. Nós somos o segundo estado e primeiro, após o novo marco regulatório, a instalar uma ZPE e eles estão aqui para compreender os nossos esforços para a sua implantação. O momento é de trocas de experiências para a construção de uma agenda comum junto ao governo federal, levar a nossa voz, os nossos interesses, as nossas estratégias e, obviamente, construir pontes para a construção de uma agenda comum que coloque o Brasil nesse processo que já é amplamente difundido em outros países com a retomada da industrialização brasileiras”, disse.

Dentre os palestrantes, moderadores e comentadores do IV Fórum de ZPEs estão: Rafael Fonteles (Sefaz e PRO Piauí), Victor Hugo Saraiva de Almeida (Investe Piauí e ZPE Parnaíba), Paulo Roberto Cardoso (ZPE Parnaíba), Natasha Miranda (CZPE/ME), Helson Braga (Abrazpe), Martin Ibarra (WFZO E AZFA), Otaviano Canuto (Ex-FMI BID), Renato Baumann (Ipea/ME), Carlos Alberto de Oliveira Lima (assessor da PGR), João Batista B. S. Filho (Receita Federal) , Raimundo Macedo (Sete Informática), Jean Portela (TI da ZPE Parnaíba), Juan Torrents (Femoza), Guilherme Froner (Abrazpe), Sérgio Paulo Galindo (Brasscom), Isidoro Hodara (Zonamérica/Uruguai) e Raphael Fassoni (Estonia Hub).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »